fbpx

Novembro Azul conscientiza sobre câncer de próstata

Libbs promoveu evento para discutir a prevenção e tabus sobre o tema

Após todas as atenções estarem voltadas ao câncer de mama, o Novembro Azul chega para ajudar na conscientização das pessoas sobre o câncer de próstata. Para discutir sobre o assunto, a Libbs fez, ontem (07), o evento “Câncer de Próstata – Quebrando tabus para prevenir”.

O oncologista do Centro Paulista de Oncologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Dr. Felipe Ades, alertou sobre a importância de ter mais informações sobre o câncer de próstata de uma maneira que atinja os homens, já que a maior parte do público interessado por saúde ainda é formado por mulheres, inclusive nas redes sociais.

O câncer de próstata tem cerca de 85 mil casos por ano somente no Brasil e é importante que o homem busque um médico de sua confiança para decidir como a prevenção e os exames serão feitos. De acordo com o Dr. Ades, nem sempre os exames de rastreamento (de toque ou por Antígeno Prostático Específico – PSA) devem ser feitos. É preciso entender qual o risco de ter o câncer e se ele é aumentado – por exemplo, quem tem muitos casos na família. O acompanhamento é essencial pois esse tipo de câncer não tem sintomas no início.

Já o câncer de testículo é muito mais raro, mas sua maior incidência se dá entre jovens (até os 35 anos de idade, em média). A doença é altamente curável e seu principal sintoma é a alteração do testículo, seja pelo tamanho ou dor na região.

Segundo o médico do Oswaldo Cruz, os grandes medos do homem são a impotência sexual e a infertilidade. O primeiro problema, porém, não acontece na maior parte dos casos iniciais de câncer de próstata e é ainda menos comum nos casos de testículo. A infertilidade pode acontecer, principalmente, no câncer de testículo, mas existem maneiras de remediar o problema, como com o congelamento de sêmen.

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: divulgação/ Guia da Farmácia

 

Sobre o autor

Guia da Farmácia

Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.