Novo medicamento para o diabetes deve chegar ao mercado em maio

Semaglutida é indicada para o tipo 2 da doença

Uma nova opção terapêutica está prevista para chegar em maio ao Brasil. Trata-se da semaglutida, uma nova molécula, indicada para pacientes com diabetes do tipo 2 que estão com a glicemia fora do controle. “Um dos grandes benefícios desse medicamento é que ele promove o controle da glicemia associado a uma significativa perda de peso. Isso ajuda no controle do diabetes, visto que a maioria das pessoas com diabetes do tipo 2 encontra-se com excesso de peso. Porém, esta medicação ainda não tem indicação em bula para o tratamento da obesidade”, conta a Dra. Erika Parente, endocrinologista membro da Comissão Científica do 13° Congresso Paulista de Endocrinologia e Metabologia – COPEM, que será realizado em São Paulo entre os dias 16 e 18 de maio deste ano.

Comparada a outras moléculas da família das incretinas que já existem no mercado, segundo a médica, a semaglutida mostrou melhor controle da glicemia com maior perda de peso. “A ação dessa molécula se dá em receptores mais potentes do cérebro, no hipotálamo, que é o centro de controle da fome. Daí a redução significativa do peso do paciente”, explica o Dr. Marcio Krakauer, endocrinologista diretor da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – Regional São Paulo (SBEM-SP), entidade que organiza o COPEM.

Os efeitos adversos mais comuns são náuseas e vômitos, como as outras moléculas da mesma classe. Em casos de pacientes com glicemia muito elevadas, pode haver uma queda rápida da glicemia com uso desta medicação e isto pode agravar a retinopatia (doença da retina) em pacientes de alto risco.

Aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no segundo semestre de 2018, o medicamento registrado com nome Ozempic é apresentado como solução injetável, em caneta preenchida para administração semanal.

13° Congresso Paulista de Endocrinologia e Metabologia

Quando: de 16 a 18 de maio de 2019

Horário: a partir das 8h00

Local: Centro de Convenções Frei Caneca

Endereço: rua Frei Caneca, 569, Cerqueira César, São Paulo (SP)

Informações e inscrições: www.copem2019.com.br

Fonte: Guia da Farmácia
Foto: Shutterstock

Anvisa aprova novo biossimilar no mercado

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Deixe um comentário