A Novo Nordisk anuncia o lançamento da campanha A Medida do Abraço, desenvolvida em parceria com a consultoria MESA Company e a agência Triunfo Sudler, que busca conscientizar a sociedade sobre os riscos do excesso de gordura abdominal, destacando a obesidade e o diabetes como fatores de risco primários para doenças do coração.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 2,5 bilhões de pessoas tem sobrepeso ou obesidade, além de mais de 800 milhões de pacientes com diabetes. No Brasil, a situação também é alarmante: mais da metade da população tem sobrepeso ou obesidade, e 10,2% dos brasileiros vivem com diabetes¹. Além disso, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), cerca de 400 mil brasileiros perdem a vida em decorrência de doenças do coração.
Conceito educativo
Por meio da presença contínua nas principais plataformas digitais e de investimentos estratégicos em canais de grande alcance, a campanha adota um conceito educativo e lúdico: uma fita em formato de abraço, especialmente desenvolvida para medir a circunferência abdominal.
Com dois modelos, a fita será distribuída ao longo do ano em redes de farmácias e espaços públicos, ressaltando a importância dessa simples ação como um passo essencial para o cuidado com a saúde do coração.
Circunferência abdominal
Ainda de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a circunferência abdominal benéfica para a saúde do coração deve ser de até 88 cm para mulheres e até 102 cm para homens. “Quando os valores ultrapassam esses limites, isso indica o acúmulo excessivo de gordura abdominal, o que não só levanta a suspeita de obesidade, mas também aumenta significativamente o risco de diabetes, condições crônicas que podem comprometer a saúde do coração.”, explica Mariana Arruda, endocrinologista e diretora médica da Novo Nordisk.
A especialista explica que essa relação é uma epidemia global e representa um dos maiores desafios à saúde pública. “Estima-se que entre 60% e 90% dos pacientes com diabetes tipo 2 também tenham obesidade⁴, doença que está associada a mais de 200 comorbidades, incluindo as doenças do coração, que são responsáveis por mais de 400 mil óbitos anualmente, sendo a principal causa de morte entre pessoas com diabetes, agravando ainda mais o impacto dessa condição na saúde da população.”
Desafio
Isabella Wanderley, gerente geral da Novo Nordisk, explica a importância do investimento: “A campanha precisa ser tão grande quanto esse desafio, com a urgência necessária para impactar e engajar o maior número possível de pessoas, pois as projeções futuras são alarmantes. Diante desse cenário de epidemia de obesidade, é fundamental expandir o alcance dessa mensagem de forma massiva e eficaz, intensificando a conscientização dos brasileiros sobre essa doença crônica como um dos maiores desafios de saúde da atualidade. A presença constante nos principais canais de comunicação, com audiência expressiva, é essencial para maximizar o alcance e engajamento, garantindo que a mensagem chegue a um público cada vez maior.”
Segundo a executiva, a campanha também busca enfatizar a importância de acolher e cuidar das pessoas que estão lidando com essas condições. “Buscamos com essa iniciativa, além da conscientização, oferecer apoio e empatia para que as pessoas com obesidade e diabetes se sintam acolhidas e motivadas a cuidar de sua saúde. A fita desenvolvida para a campanha permite que qualquer pessoa, de forma simples e acessível, faça a medição em casa e identifique potenciais riscos à saúde. A fita funciona como um alerta e incentivo ao passo decisivo de procurar um médico.”, finaliza Isabella.
Fonte e foto: Novo Nordisk
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