A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, na terça-feira (3), a apreensão de lotes de Rybelsus® falsificados.
Diante da situação, a fabricante do produto, a Novo Nordisk, fez seu posicionamento sobre os casos de falsificação do medicamento Rybelsus® (semaglutida oral em comprimidos de 3 mg, 7 mg e 14 mg indicado para o tratamento de diabetes tipo 2), especificamente dos lotes N088499, M088499 e P08A472.
“Os lotes N088499 e P08A472, que embora sejam genuínos da cadeia Novo Nordisk, vêm sendo adulterados. O conteúdo dos produtos foi modificado com informações falsas do lote M088499, que não pertence à nossa produção. A análise do conteúdo de Rybelsus® confirmou que se trata de um produto genuíno”, informa a farmacêutica.
A Novo Nordisk orienta a não utilização de qualquer produto suspeito de falsificação, pois isso pode representar riscos graves à saúde, e orienta como se proteger de casos de falsificação na hora da compra. É preciso ficar atento a:
- Sites e canais não licenciados pela Anvisa para comercialização de medicamentos e que usam os nomes das marcas e/ou adotam aplicativos de vendas e redes sociais para ofertar os produtos;
- Embalagem do medicamento rasurada ou visivelmente alterada, com número incorreto de blísteres, em idioma estrangeiro, com aparência farmacêutica (apresentação) diferente da registrada e com informações incorretas sobre o produto;
- Preços muito abaixo dos aprovados pelo governo (todos os produtos Novo Nordisk seguem a tabela da CMED, órgão federal que regulamenta o preço dos medicamentos no país).
Autoridades foram notificadas sobre Rybelsus®
“A companhia reconhece a gravidade da situação e esclarece que está em contato e colaborando com as autoridades competentes, para contribuir com a investigação dos fatos”, informa.
A Novo Nordisk informa que já notificou a ANVISA sobre os casos, cumprindo os requisitos de farmacovigilância, e tem acompanhado os casos relatados em seus canais, na imprensa e em redes sociais, dentro de um plano de gerenciamento e minimização de riscos implementado pela companhia.
Em caso de dúvidas sobre os pontos de vendas ou mesmo sobre o medicamento adquirido, a orientação aos pacientes é acessar o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da Novo Nordisk Brasil, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone 0800 014 44 88, ou 24 horas pelo e-mail: [email protected].
Fonte e foto: Novo Nordisk
Leia também
Ozempic, Wegovy, Rybelsus ou Mounjaro: canetas emagrecedoras funcionam?