A plataforma Retail Farma Brasil trará os conteúdos dos Guias Farma de Categorias
Aconteceu ontem (20/02) o evento de lançamento do Guia Farma de Categorias Universo over-the-counter (OTC) e do Universo de dermocosméticos, do IQVIA, no auditório da ESPM Tech.
O evento também marcou o lançamento da versão digital do Guia em uma plataforma exclusiva chamada Retail Farma Brasil que trará os conteúdos dos Guias Farma de Categorias e estarão disponíveis aos patrocinadores dos Guias.
Os Guias e a plataforma buscam esclarecer desafios do universo de OTC, como formas de estruturar corretamente a categorias e como ampliar os conhecimentos dos fitoterápicos e naturais. Já no caso dos dermocosméticos, os conteúdos abordam como contribuir com uma nova forma de trabalhar o universo da categoria em lojas populares e como empoderar o varejista para desenvolver a categoria sem a necessidade de móveis das indústrias.
“Quisemos trazer uma visão única das categorias para o varejo e não uma visão particularizada de uma indústria” contou o especialista em GC e trade farma, Rogério Lima.
O lançamento da plataforma será no dia 02 de março. Ela estará disponível através do SITE e do Aplicativo (App) disponível para os sistemas iOS e Android.
Além disso, os conteúdos do Guia Farma de Categorias Infantil e de suplementação infantil, lançados anteriormente, também começarão a ser lançadas na plataforma Retail Farma Brasil ainda no primeiro semestre. A plataforma também contará com um chat e com uma assistente virtual para esclarecer dúvidas.
Guias Farma de Categorias: OTC e Dermocosméticos
Os OTCs foram divididos em nove categorias: dor e febre; vitaminas, minerais e suplementos; saúde digestiva; gripe; primeiros socorros; cuidados dos olhos; cuidados complementares; tratamento para a pele e alergia. Já o Guia Farma de Categorias sobre dermocosméticos foi dividido entre dermo-medicamentos, dermocosméticos e dermo-massivos.
O diretor da Consumer Health Business Unit da IQVIA, Rodrigo Kurata, participante do projeto, afirmou que novos Guias Farma de Categorias sairão do papel em breve. “Ainda este ano lançaremos o primeiro Guia Farma de Categorias IQVIA ESPM voltado para o mercado de medicamentos com prescrição médica (RX). Vimos a necessidade do mercado de também entender o gerenciamento das categorias atrás do balcão. Assim, queremos também trazer esse conhecimento e essas boas práticas para o mercado de prescrição”, contou Kurata.
O Guia da Farmácia e a Contento Comunicação, parceiros do Retail Farma Brasil, foram homenageados durante o lançamento. O diretor da Contento, Vinicius Dall’Ovo, recebeu o prêmio de agradecimento.
Fonte: Guia da Farmácia
Fotos: Paulo Villar