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Tecnologia e informação são tendências apontadas pela NRF 2019

Inteligência artificial, robótica, automação, reconhecimento facial e loja digital foram temas populares

A maior conferência e exposição de varejo do mundo, a National Retail Federation Retail’s Big Show (NRF 2019) fechou na última terça-feira (15), anunciando as maiores tendências para o setor. O evento deste ano reuniu mais de 38.000 participantes, incluindo mais de 10.000 internacionais, para discutir as novidades em tecnologia de varejo, estratégia, liderança, economia e muitos outros tópicos. O evento ocorre há mais de 100 anos e tornou-se a mais tradicional e esperada feira de varejo do mundo. Todos os anos, reúne visitantes de todos os setores, incluindo varejistas, executivos e tomadores de decisão de mais de 90 países.

A transformação do setor de varejo foi o foco evento deste ano, e a tecnologia foi uma grande atração tanto no palco quanto na exposição.  Assim, conceitos como inteligência artificial, robótica, automação, reconhecimento facial e loja digital foram temas populares. Grandes redes como Walmart e o eBay falaram em investir em logística para obter uma vantagem competitiva no mercado. Mercados online também estão ganhando força, e muitas marcas estão entrando no jogo. E os executivos de varejo enfatizaram o foco nos funcionários humanos e a necessidade de desenvolvimento de talentos no setor.

Nesses três dias, com cerca de 300 palestrantes e mais de 500 estandes abertos para visitação, os visitantes puderam fazer diversas reflexões. Ao longo do evento, os consultores da BTR Varese, Eduardo Terra e Alberto Serrentino, reuniram os pontos de destaque da NRF 2019 e adaptaram à realidade do varejo brasileiro. Confira alguns insights:

1. Adesão aos conceitos do omnichannel

O objetivo de diversas companhias ao redor do mundo nos mais diferentes mercados tem sido se tornar verdadeiramente omnichannel. Entre as ações que foram implementadas está o aprimoramento da experiência do cliente e a possibilidade de navegar naturalmente entre os universos físico e digital.

2. Jornada do consumidor

Além de tecnologia, há um desafio muito grande de mapear a jornada do consumidor, desde o momento em que ele começa a pensar nas suas marcas preferidas, até todo o processo que termina na entrega ou conclusão da venda. Para o varejo moderno, que deseja se manter vivo independente de qualquer avanço do universo digital, vender bem deve ser uma consequência de um trabalho bem feito e não um objetivo solitário. Afinal, a experiência de compras vai desde o desenvolvimento de produtos a um simples ‘bom dia’ ao seu cliente. As pessoas querem se conectar, querem ser surpreendidas, querem experiência e se emocionar.

3. Necessidade de informação

Para criar um novo varejo é preciso ser obsessivo pelo cliente e por dados. É por meio de informações bem colhidas e apuradas que se alcança a personalização do consumidor e cria-se um varejo mais inteligente. Durante a NRF, a expressão ‘deep retail’ foi usada com frequência. O termo significa um varejo que mergulha fundo nos dados, tanto do sortimento quanto dos consumidores.

4. Desafios da geração millenial

Um estudo divulgado durante a NRF 2019 pela Toshiba Global Commerce Solutions foi que os millennials costumam compartilhar suas percepções com outras gerações, principalmente com os mais velhos e, independentemente da geração, todos buscam se engajar com o universo digital para complementar a experiência de compra.  Aliás, engana-se quem pensa que o digital que é único o foco dessa geração. Em busca de uma experiência de compra personalizada, os millennials mesclam os universos offline e digital com naturalidade, pois não enxergam diferenças entre os canais. Outro ponto importante é que o consumidor dessa geração precisa ter confiança na marca para criar conexão e tornar-se leal.

Oportunidade de aprofundamento no Brasil

Os lojistas que não puderam estar presentes na National Retail Federation Retail’s Big Show (NRF 2019)  poderão ter acesso aos destaques da feira durante o Pós-NRF, evento que será promovido pela BTR Varese em São Paulo, no dia 12 de fevereiro. Palestrantes convidados trarão aos presentes insights e oportunidades observadas durante os dias de imersão em Nova York, além de comentar as principais novidades no universo da tecnologia.

Serviço

Pós-NRF BTR_Varese
Quando: 12 de Fevereiro, das 8h00 às 13h00
Onde: Theatro NET São Paulo, no Shopping Vila Olímpia

Fonte: Guia da Farmácia
Foto: divulgação NRF 2019

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