NRF 2021: Inovação tem papel fundamental para um varejo melhor

Causar impacto e entender o que é importante para os clientes e entregar isso por meio dos colaboradores são algumas conclusões do último dia do evento

A NRF 2021 – Chapter One terminou na última sexta-feira (22) com uma constatação: o novo panorama do varejo depende de inovação, parcerias e propósito. Com muita frequência, por sinal, esses três temas estão conectados.

“Se você quer causar impacto, precisa estar aberto a parcerias que sejam significativas para os clientes e solucionem seus problemas”, afirma a presidente e CEO da WW International, Mindy Grossman.

De acordo com ela, essas parcerias no entanto, só têm sucesso se estão baseadas em propósitos em comum entre os parceiros e são alinhadas desde o topo das empresas.

“As equipes precisam saber que têm o apoio do board para que essas parcerias estratégicas gerem resultados no dia a dia”, analisa.

Importância das parcerias

Já para a presidente e CEO do Walmart International, Judith McKenna, boas parcerias e ações inovadoras têm um olho no peixe, outro no gato.

“Precisamos agir no curto prazo e também pensar em um horizonte de tempo mais amplo, para estarmos bem posicionados para os próximos anos”, afirma. Para ela, momentos de crise são grandes oportunidades para fazer isso acontecer.

“Crises são como guerras: elas aceleram o futuro. É o que aconteceu durante a Covid-19. Tivemos, e ainda temos, grandes desafios, mas conseguimos projetar melhor o futuro e alinhar toda a companhia. É nesses momentos que bons líderes conseguem impactar suas equipes e comunicar bem o propósito do negócio”, acredita.

De acordo com a executiva, que comanda uma corporação com 700 mil funcionários e um faturamento de mais de US$ 130 bilhões anuais, já não é possível ter uma empresa distante dos clientes e das comunidades.

Precisamos entender o que é importante para os clientes e entregar isso por meio dos colaboradores. Com isso, é impossível ser relevante e não ter uma postura ativa em relação, por exemplo, à diversidade. As empresas precisam agir e estimular a diversidade em suas equipes, seja porque é o correto a fazer, seja por uma questão de sobrevivência do negócio”, afirma.

O papel da inovação

Quanto mais diversidade há nas equipes, maior a possibilidade de inovação, já que existem olhares diferentes sobre a mesma questão.

“Precisamos criar ambientes de colaboração, com equipes multifuncionais que trabalham juntas para gerar benefícios para toda a empresa”, diz Kate Nadolny, VP Sênior de Estratégia e Inovação do grupo PVH.

“Isso não é comum em grandes empresas, mas será essencial para o sucesso a partir de agora”, declara.

Um exemplo é a Lowe’s Innovation Labs, uma rede de materiais de construção que vem avançando no uso de robôs nas lojas para atendimento aos clientes, projetos de Realidade Aumentada para ajudar os clientes a escolher produtos e iniciativas ao longo da cadeia de distribuição.

“Procuramos implementar inovações que possam melhorar tanto nossos processos internos quanto a experiência do cliente”, explica a vice-presidente do Lowe’s, Cheryl Friedman.

Fonte: SBVC

Foto: Shutterstock

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