Número de crianças com Covid-19 internadas na cidade de SP dobra em um mês

Total de internações por Covid-19 entre crianças de 0 a 14 anos no município foi para 50 casos em novembro, contra 25 em outubro

O número de crianças internadas com Covid-19 dobrou na cidade de São Paulo (SP). Foram 25 as internações na faixa etária de 0 a 14 anos em outubro.

Já em novembro, o número subiu para 50, considerando tanto a rede pública quanto a particular da capital. Segundo a Prefeitura de São Paulo, o crescimento “acompanha o aumento no número total de casos na cidade”.

A alta também atinge os hospitais da rede municipal.

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) foram, entãio, 8 internações infantis por Covid-19 na rede municipal em outubro, número que aumentou, então, para 10 em novembro.

A prefeitura destaca que, no banco de dados usado para a contagem, não existe campo específico de data de diagnóstico.

Sendo assim, é utilizada a data da notificação para os dados dos meses de outubro e novembro.

Ainda de acordo com o banco de dados do SIVEP-Gripe, não há óbitos confirmados para Covid-19 em indivíduos de 0 a 14 anos com início de sintomas nos meses de outubro e novembro na cidade de São Paulo.

A Organização Mundial da Saúde também confirma que a maioria das crianças e dos adolescentes infectados tende a ter, assim, sintomas mais brandos do coronavírus.

No entanto, não se pode dizer, universalmente, que para eles a doença é leve.

Contudo, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SPB)  recomenda que crianças acima dos 2 anos de idade usem máscaras sempre que possível para evitar, dessa maneira, a transmissão da doença.

Ocupação de hospitais em SP

O estado de São Paulo voltou, última  terça-feira (15) a ter um número de pacientes internados por Covid-19 acima de 11 mil; considerando, então, toda a rede pública e particular de saúde.

Assim, a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no estado também voltou a ficar acima de 60%, o que não acontecia desde 5 de agosto.

Por consequência, vários hospitais públicos estaduais da capital paulista e da Grande São Paulo estão também com lotação máxima dos leitos de UTI ou com ocupação perto de 100%.

Entre os hospitais estaduais em situação crítica para atendimento de pacientes com Covid-19, estão:

  • Hospital Geral de Guaianases (Zona Leste) – 100% de ocupação;
  • Hospital de Sapopemba (Zona Leste) – 100% de ocupação;
  • Complexo Hospitalar Padre Bento (Guarulhos) – 94,4% de ocupação;
  • Hospital Geral de Itapevi (Grande SP) – 87,5% de ocupação;
  • Complexo Hospitalar do Mandaqui (Zona Norte) – 80% de ocupação.

O estado vive, portanto, uma nova piora da pandemia, com alta de internações, novos casos e novas mortes por coronavírus nos últimos dias.

De acordo com dados da Secretaria Estadual da Saúde, SP contabilizou, dessa maneira, no último dia 15,  11.204 pacientes internados com suspeita ou confirmação de Covid-19; sendo 6.345 em enfermaria, já 4.859 em leitos de UTI.

Outros hospitais municipais da capital paulista também estão com os leitos para pacientes de Covid-19 próximos da lotação máxima, como: Santa Marcelina, Cruz Vermelha, Santa Casa de Santo Amaro e Hospital da Bela Vista. Nessas unidades a ocupação passa, então, de 80%.

Crianças e Covid-19: 7 pontos que a ciência já sabe sobre o tema

Fonte: G1

Foto: Shutterstock

Deixe um comentário