Número de suspeitos por coronavírus no País salta de 20 para 132

Este é o maior número já registrado no Brasil desde o início do ano

Subiu para 132 o número de casos suspeitos de coronavírus monitorados pelo Ministério da Saúde no Brasil.

Os dados foram repassados pelas Secretarias Estaduais de Saúde até esta quinta-feira (27). Eles demonstram o aumento da sensibilidade da vigilância da rede pública de saúde devido à inclusão de 15 países, além da China, que apresentam transmissão ativa do coronavírus.

Desse modo, no total, 16 estados informaram o Ministério da Saúde sobre os casos suspeitos.

Com esta mudança, os critérios para a definição de caso suspeito enquadram, agora, as pessoas que apresentarem febre e mais um sintoma gripal. Nesse sentido, entre eles, tosse ou falta de ar e tiveram passagem pela Alemanha, Austrália, Emirados Árabes, Filipinas, França, Irã, Itália, Malásia, Japão, Singapura, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Tailândia, Vietnã e Camboja, além da China, nos últimos 14 dias.

Ademais, até o momento, 60 casos suspeitos de coronavírus já foram descartados em todo o Brasil. O País permanece apenas com o registro de um caso confirmado da doença no estado de São Paulo.

Medidas preventivas ao coronavírus

Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo.

Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

Todas as notificações de casos suspeitos no país foram recebidas, avaliadas e discutidas com especialistas do Ministério da Saúde, caso a caso, junto com as autoridades de saúde dos estados e municípios.

Esses descartes aconteceram principalmente por causa do resultado positivo para outros vírus respiratórios.

Para manter a população informada a respeito do novo coronavírus, o Ministério da Saúde atualiza diariamente, os dados na Plataforma IVIS. Com ela, é possível verificar os números de casos descartados e suspeitos, além das definições desses casos e eventuais mudanças que ocorrerem na situação epidemiológica.

Fonte: Ministério da Saúde

Foto: Shutterstock

Coronavírus: confirmado o primeiro caso da doença em São Paulo

 

Deixe um comentário