O consumidor cada vez mais consciente

Para o diretor presidente da Condor, Alexandre Wiggers, o consumidor, atento, busca por produtos que, além de ter custo atrativo, ofereçam boa qualidade e sejam práticos

O mundo está diante de um processo de transformação intensa. O cenário – inédito para nossas gerações – provocado pela pandemia do novo coronavírus, além de muitas incertezas, vem impactando o mercado de bens de consumo e trazendo mudanças de hábitos e necessidades.

Nos últimos seis meses, milhões de brasileiros tiveram suas rotinas transformadas e assimilaram, em seus lares, novas, mais frequentes e intensas práticas de higienização. Somando-se a isso, a Covid-19 também apresentou reflexos no emprego e na renda, influenciando fortemente a maneira como as famílias, que tiveram seu poder de compra afetado, gastam seu dinheiro.

O que antes era uma tendência, hoje se tornou uma realidade. Um estudo da KPMG sobre as tendências que afetarão o setor de varejo e a indústria nos próximos anos na América do Sul, realizado no segundo trimestre de 2020, aponta que as atuais circunstâncias globais tornaram os consumidores mais conectados, informados, exigentes, engajados e conscientes.

Cenário econômico

Mais cauteloso e diante de toda essa incerteza sobre o cenário econômico e a perspectiva de renda futura no Brasil, o shopper brasileiro passou a colocar o atributo preço como um dos mais relevantes na hora de escolher o que comprar. No entanto, esse consumidor ainda busca por produtos que, além de ter custo atrativo, ofereçam boa qualidade e sejam práticos.

A grande preocupação pela higienização também se transformou em um aumento na procura e no consumo de itens de limpeza e higiene, sempre indispensáveis, sobretudo quando se trata de uma crise sanitária. Uma recente pesquisa da Nielsen sobre o novo comportamento do consumidor durante a pandemia aponta a priorização de produtos essenciais para a contenção do vírus como uma das principais mudanças de hábito no Brasil. O cuidado em transformar a casa em um ambiente mais agradável e seguro também levou as pessoas a investir em reformas e manutenção dos lares.

Na Condor esse novo comportamento já se faz presente. 

Produtos Condor

Há 91 anos produzimos bens de consumo diretamente ligados aos cuidados pessoais e com a casa. E, no último trimestre, acompanhamos em nossa operação um crescimento acentuado, nas linhas de limpeza, higiene bucal, beleza e pintura imobiliária.

Os produtos com maior procura foram os utensílios de limpeza, como panos, Mops, vassouras, luvas, esponjas, as linhas que remetem a cuidados pessoais, como as escovas dentais, escovas de cabelo e outros acessórios de beleza e banho e produtos ligados à reformas e manutenção das casas, como os pincéis imobiliários.

Estratégias 

Uma das estratégias para que as empresas passem por este difícil momento é oferecer um mix de produtos assertivo aos consumidores. Porém, um bom resultado só é possível se feito de forma colaborativa e organizada. Neste sentido, é imprescindível investir em iniciativas e parcerias para enfrentar as mudanças que estão reconfigurando o setor e, principalmente, acreditar e fomentar a indústria do país e toda sua cadeia.

100% brasileira, a Condor lançou há quatro meses uma campanha de valorização da indústria nacional – #euvalorizoaindustriabrasileira -, destacando a importância do consumo de produtos locais, e contribuindo para ajudar o nosso País a se reerguer o quantos antes.

Fonte: Artigo do Alexandre Wiggers, diretor presidente da Condor

Foto: Condor

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