O que é Atenção Farmacêutica?

Profissional de saúde no varejo volta a ter papel importante na saúde da população

Em todo o mundo, está acontecendo um movimento de resgate do papel do farmacêutico como profissional da saúde e, no Brasil, não é diferente, sobretudo dentro do viés da Atenção Farmacêutica. “Nós conseguimos, junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a atualização da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), de dois para oito ocupações e de 19 para 117 especialidades”, destaca o presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Walter da Silva Jorge João.

Além disso, em 2014, aconteceu a aprovação da Lei 13.021/14, que recuperou a autoridade do farmacêutico nas farmácias e colocou a capacidade técnica do profissional a serviço da população brasileira no cuidado com a sua saúde.

Essa recuperação dos afazeres do farmacêutico faz com que o profissional esteja mais próximo do conceito de Assistência Farmacêutica dentro das farmácias. Eles estão mais perto do cuidado com a saúde de seus pacientes no dia a dia, ajudando, principalmente, aqueles acometidos por doenças crônicas, além de entender e orientar corretamente sobre os medicamentos comprados no ponto de venda (PDV).

“Atenção Farmacêutica é o conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto individual como coletiva, tendo o medicamento como insumo essencial e visando o acesso de medicamentos e insumos, bem como a sua seleção, programação, aquisição, distribuição, dispensação, garantia da qualidade dos produtos e serviços, acompanhamento e avaliação de sua utilização, na perspectiva da obtenção de resultados concretos e da melhoria da qualidade de vida da população”, de acordo com a Resolução nº 338, de 6 de maio de 2004, do Conselho Nacional de Saúde.

Diante destas conquistas, o desafio atual é ter profissionais capacitados para atuar nessas novas funções garantidas por lei. O caminho para obter farmacêuticos qualificados inicia-se na graduação, onde toda a base de conhecimento é obtida.

Segundo o coordenador do curso de Farmácia do Centro Universitário São Camilo, Prof. Valter Luiz da Costa Júnior, as novas diretrizes envolvem o conjunto de ações e de serviços ofertados ao indivíduo, à família e à comunidade, por meio de atividades de promoção, proteção e recuperação da saúde, além da prevenção de doenças, e que possibilite às pessoas viverem melhor.

Fonte: Guia da Farmácia edição 302 – reportagem de Flávia Corbó
Foto: Shutterstock

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

3 Comentários

  1. Avatar

    Este conceito é de assistência farmacêutica!!
    “Atenção Farmacêutica é o conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto individual como coletiva, tendo o medicamento como insumo essencial e visando o acesso de medicamentos e insumos, bem como a sua seleção, programação, aquisição, distribuição, dispensação, garantia da qualidade dos produtos e serviços, acompanhamento e avaliação de sua utilização, na perspectiva da obtenção de resultados concretos e da melhoria da qualidade de vida da população”, de acordo com a Resolução nº 338, de 6 de maio de 2004, do Conselho Nacional de Saúde

    • Avatar
      Luciana Bandeiras em

      Olá, Gonçalves!
      Obrigada pelo seu comentário 🙂
      Assistência farmacêutica é quando o farmacêutico “atua em todas as etapas, desde a pesquisa de um novo medicamento até sua chegada aos usuários”. Na matéria, estamos falando sobre a atuação do farmacêutico dentro da farmácia, em frente ao consumidor.

  2. Avatar
    Luciana Bandeiras em

    Olá, Gonçalves!
    Obrigada pelo seu comentário 🙂
    Assistência farmacêutica é quando o farmacêutico “atua em todas as etapas, desde a pesquisa de um novo medicamento até sua chegada aos usuários”. Na matéria, estamos falando sobre a atuação do farmacêutico dentro da farmácia, em frente ao consumidor.

Deixe um comentário