PDV

O que é Prateleira Invisível?

Gestão de estoque pode ser melhor por meio deste conceito

A gestão de estoque é um dos principais desafios para os pequenos e médios varejistas. Apesar da diversidade de produtos aumentar, o espaço físico continua igual e, ao mesmo tempo, o cliente passa a consumir menos por conta da situação financeira. Lidar com esses dois lados da moeda pode ser mais fácil ao usar a gestão de prateleira infinita, conceito proveniente do e-commerce.

“Trata-se de um recurso logístico (apoiado ou não na tecnologia) que torna possível o oferecimento de produtos ao mercado, sem a limitação física para a sua quantidade exposta. Ou seja, o produto não precisa existir fisicamente no balcão ou nas prateleiras de uma loja para que seja visto e comprado”, explica o fundador do Instituto Loureiro, Marco Aurélio Loureiro.

O conceito surgiu devido à mudança de comportamento do consumidor, que não tolera rupturas e não enxerga mais diferença entre canais de compra. Ele vai ao ponto de venda (PDV) porque gosta de conversar, se informar, mas nem sempre encontra aquilo que deseja.

Ainda que toda a estrutura seja criada no cliente, o varejista também se beneficia da prateleira infinita. “Existe uma redução no custo de estocagem e disponibilização de itens, além de uma facilitação para o cliente encontrar o produto que deseja, especialmente se for aquele que tem pouca saída, uma vez que, nas prateleiras físicas, os varejistas escolhem oferecer os itens de maior procura”, destaca Loureiro.

Fonte: Guia da Farmácia 295, reportagem de Flávia Corbó

Foto: Shutterstock

Deixe um comentário