Close Menu
    ASSINE o Guia da Farmácia
    ×

    Área Restrita

    Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
    Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

    Cadastre-se

    Esqueceu a senha?
    Facebook X (Twitter) Instagram
    ×

    Área Restrita

    Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
    Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

    Cadastre-se

    Esqueceu a senha?
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
    Guia da FarmáciaGuia da Farmácia
    • Inicio
    • Notícias
      • Mercado
      • Saúde
      • PDV
      • Medicamentos
      • HPC
      • Regulatório
      • Lançamentos
    • Revista
      • Edição Atual
      • Edições Anteriores
      • Colunistas
      • Guia da Farmácia Responde
    • + Conteúdo
      • Vídeos
      • Ebooks
      • Especiais
      • Ferramentas
    • Plataformas
      • Guia Farma Digital
      • Guia de Equivalentes
      • Guia de Genericos
    • Serviços
      • Indústrias
      • Distribuidoras
      • Farmácias
      • Bulas
    • Busca de Medicamentos
    • Anuncie
    • Categorias
      • Matérias e Artigos
      • Conteudo Técnico
      • Lançamentos de Produtos
    ASSINE o Guia da Farmácia
    Guia da FarmáciaGuia da Farmácia
    Início»Notícias»Mercado»O que mudou no comportamento do consumidor com a pandemia?
    Mercado

    O que mudou no comportamento do consumidor com a pandemia?

    Guia da FarmáciaPor Guia da Farmácia9 de setembro de 2020Nenhum comentário4 Minutos de leitura
    Facebook Twitter Linkedin Telegram Tumblr E-mail WhatsApp
    o-que-mudou-no-comportamento-do-consumidor-com-a-pandemia
    Compartilhar
    Facebook Twitter Linkedin E-mail Telegram WhatsApp

    O estado de espírito e o comportamento do consumidor mudou com a chegada da pandemia e isso causou efeitos sobre o consumo pós-Covid-19. Alguns dos efeitos negativos da rotina do brasileiro durante o período constituído por restrições e dificuldades, foram o burnout e a hipersensibilidade; efeitos que se deram de diferentes formas nas diversas classes sociais.

    Com isso, surgiram novos hábitos e comportamentos, entre eles, a descoberta de novas formas de lazer dentro de casa e as frequentes ocasiões guiadas pelo Do it Yourself; no qual a pessoa se informa para fazer algo ela mesma, sem ajuda de um profissional. Outro hábito adquirido, foi o Pampering, ato de se auto presentear, com itens como perfumes e maquiagens, por exemplo.

    O diretor geral da Perception, Rodrigo Toni, conta que pesquisas também identificaram questões que permeiam um futuro ainda incerto: o mundo vai se manter realmente mais solidário? Iremos voltar a um cenário onde as pessoas podem interagir socialmente sem receio? As medidas de higiene realmente serão mantidas a longo prazo pela população? E ainda, os receios que mais afligem as classes mais vulneráveis.

    Além disso, as analises apontam que a retomada das atividades fora de casa traz o desejo de voltar aos hábitos de cuidados pessoais que podem ter sido deixados de lado durante o isolamento social. Também é vista uma grande motivação a práticas que tragam bem-estar e equilíbrio; portanto, produtos e ingredientes que se relacionam a isso e que sejam sensorialmente prazerosos podem ser uma oportunidade neste momento para a categoria de HPC.

    Comportamento do consumidor pós-pandemia

    De acordo com a analista sênior de beleza e cuidados pessoais da Mintel, Amanda Caridad, estudos da Mintel revelaram que 67% dos brasileiros afirmam que o bem-estar mental se tornou maior prioridade. Além disso, os resultados apontam que 93% dos brasileiros afirmaram ser importante cuidar da aparência com o intuito de manter bem-estar físico e mental; 36% estão interessados em produtos de beleza e cuidados pessoais que ajudem a aliviar a ansiedade e o stress; e 29% afirmou ter interesse nos produtos que proporcionam mais energia.

    Camila Castro, da IQVIA, destaca que passaram a investir e usar o canal farma como pontos vendas e de contato estratégicos com o público consumidor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. De acordo com pesquisas da entidade, as farmácias que já vinham num crescente, passam a ter ainda mais importância na vida de consumo das pessoas; tanto no ambiente físico quanto no digital, este acelerado se deu devido a pandemia, assim como ocorreu em todas as áreas.

    Além disso, Camila destacou que a maior parte da população pretende manter o consumo em farmácias, pois o cenário para o consumo nesse canal é de estabilidade; o que pode ser visto como boa notícia, já que 45% dos brasileiros declaram que manterão o seu consumo atual. Como contraponto positivo, a pesquisa da IQVIA mostra uma significativa diminuição do grupo de brasileiros que declaram intenção de redução de seu consumo em farmácias, assim, somando apenas 16% dos entrevistados em junho de 2020.

    Motivadores de compra

    Outros pontos de destaque da IQVIA são os fatores motivadores de compra. De acordo com a pesquisa, o consumidor continuará considerando para decidir suas compras, qualidade do produto, preço e promoções. Estudos mostram também que os produtos que não podem faltar nas gôndolas, são eles os produtos healthy care e da cesta Covid-19; bem como os de cuidados pessoais relacionados às práticas do Do it Yourself, como os itens para depilação, cremes de tratamento para cabelos e pele. Outro ponto relevante que as pesquisas mostram é o salto de 100% dos canais on-line das farmácias, em comparação ao mesmo período do ano passado. Hoje, os canais on-line das farmácias representam 7% das vendas totais.

    O conteúdo foi abordado durante a Semana Abihpec de Mercado, organizada pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), que ocorreu na primeira semana do mês de setembro.

    Como melhorar a jornada de compra durante a pandemia? 

    Fonte: Guia da Farmácia / Abihpec

    Foto: Shutterstock

     

    Compartilhar. Facebook Twitter Linkedin Tumblr E-mail Telegram WhatsApp
    Guia da Farmácia

    Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.

    Posts Relacionados

    Farmacêuticas se movimentam para entrar na disputa pela Medley

    10 de dezembro de 2024

    Exclusivo: Sundown anuncia primeira collab da história com Anacapri

    18 de novembro de 2024

    EMS propõe unir negócios com Hypera

    21 de outubro de 2024

    GSK divulga novas lideranças estratégicas no Brasil

    17 de outubro de 2024

    Biolab Farmacêutica tem novo CEO

    14 de outubro de 2024

    Grupo Pereira abre mais duas lojas da sua rede de farmácias

    11 de outubro de 2024
    Deixe um comentário Cancelar resposta

    Edição Atual
    Prescrição em Debate

    Prescrição em Debate

    Baixar Prévia

    Notícias da Última Edição

    Edifício do Associativismo: o futuro do varejo farmacêutico

    6 de maio de 2025
    Leia mais »

    Inovação no mercado de enxaguantes bucais

    5 de maio de 2025
    Leia mais »
    Redes Sociais
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    • Telegram
    • WhatsApp
    Sobre

    Revista dirigida aos profissionais de saúde.

    Rua da Paz, 1601
    Conj 507
    Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP
    04713-002
    Tel: (11) 5082-2200
    Clique aqui para enviar uma mensagem

    Estamos nas redes sociais:

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • LinkedIn

    Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google: A Política de Privacidade e Termos de Serviço são aplicados.

    Institucional
    • Sobre o Guia da Farmácia
    • Contento
    • Anuncie
    • Loja Virtual
    • Assine o Guia da Farmácia
    • Outros sites do Grupo
      • Medicamentos Equivalentes
      • Medicamentos Genéricos
    • LGPD – Política de privacidade
    Últimos Posts

    Farmácias fazem propaganda irregular do Mounjaro no Brasil, diz Anvisa

    21 de maio de 2025

    “Digitalização: investimento certo, retorno nem sempre!”

    21 de maio de 2025

    Brainfarma abre inscrições para o Brain Qualifica

    21 de maio de 2025

    Adium: novos diretores reforçam equipe executiva

    21 de maio de 2025

    Brasil tem menor número de nascimentos desde 1976, diz IBGE

    21 de maio de 2025

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.