O que são os medicamentos biossimilares?

Os medicamentos biossimilares são produtos altamente específicos, feitos a partir de células vivas e modificadas geneticamente para o tratamento de muitas doenças

O mercado de biossimilares está crescendo significativamente no Brasil e no mundo, apesar de ainda serem poucas as pessoas que estão familiarizadas com o termo.

Assim como os medicamentos biológicos, os biossimilares são produtos altamente específicos, feitos a partir de células vivas e modificadas geneticamente para o tratamento de muitas doenças.

O desenvolvimento e a produção de tecnologias como esses medicamentos é uma grande oportunidade para ampliar o acesso de milhões de pessoas ao que há de mais eficiente no tratamento de enfermidades e patologias.

Medicamentos biossimilares

Medicamentos biológicos e medicamentos biossimilares

Entendem-se por medicamentos biológicos os fármacos produzidos a partir de organismos vivos, , por processos biotecnológicos. Em geral, são produtos de alta complexidade e fundamentalmente diferentes dos medicamentos sintéticos.

A chegada dos medicamentos biológicos no mercado teve grande importância para o tratamento de inúmeras doenças nas últimas duas décadas – inclusive algumas delas intratáveis com medicamentos sintéticos tradicionais.

Hoje, estamos acompanhando a chegada gradual dos medicamentos biossimilares.

Os biossimilares são medicamentos semelhantes aos medicamentos biológicos, porém com processos de produção diferentes: diferentes linhas celulares e sistemas de cultura.

Apesar de não serem exatamente iguais aos compostos biológicos, os biossimilares têm a mesma capacidade de estimular respostas imunológicas no organismo.

Revolução no tratamento

Como dissemos anteriormente, a chegada dos medicamentos biológicos revolucionou a forma de tratar doenças endócrinas, autoimunes, reumatológicas e até mesmo o câncer.

A saber, desde a chegada desses medicamentos, o caminho para o tratamento dessas patologias foi trilhado de forma promissora.

Contudo, o grande beneficio dos medicamentos é a ampliação de acesso à população.

O Brasil é o quinto território mais extenso do mundo e seu sistema de saúde atende mais de 200 milhões de habitantes.

Diante desse desafio, que acontece não só no Brasil, mas em todo o mundo, surge a pesquisa de biossimilares.

A pesquisa de biossimilares é extremamente complexa e pode, então, gerar fármacos e processos industriais que, por vezes, são até mais tecnológicos e modernos do que os próprios produtos de referência (biológicos).

Todavia, apesar de ser tão complexa quanto a produção de um biológico, o tempo de desenvolvimento de um medicamento biossimilar é menor do que o de um medicamento biológico original.

Essa diferença é significativa quando consideramos que o aumento da competitividade no setor também implica no aumento ao acesso a estes produtos.

Mitos e verdades sobre medicamentos biossimilares 

Fonte: Libbs

Foto: Shutterstock

Deixe um comentário