Obesidade e coronavírus: encontro de pandemias é tema de talk show

Com Leandro Hassum, Campanha Saúde Não Se Pesa vai realizar três encontros virtuais sobre o cenário atual e seus impactos na saúde mental e na alimentação

A obesidade passou a ser considerada o principal fator de risco nas vítimas do novo coronavírus com menos de 60 anos no Brasil, de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde. O índice supera, por exemplo, complicações cardiovasculares, respiratórias e neurológicas. No país, a Covid-19 já infectou mais de 49 mil pessoas e deixou mais de 3 mil mortos. Os números globais são ainda mais alarmantes: as vítimas fatais passam de 190 mil e, os infectados, de 2 milhões.

Se por um lado há falta de conhecimento sobre a Covid-19, por outro, a obesidade já é uma velha conhecida. Considerada como doença crônica pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a obesidade atinge um em cada cinco brasileiros, sendo que mais da metade da população tem sobrepeso. Além de ser um fator de risco, a doença está relacionada com outras 195 complicações, o que aumenta ainda mais os riscos das pessoas com obesidade diante a Covid-19. Por isso, o encontro entre as duas epidemias é um assunto de extrema importância no cenário atual.

Diante disso, a campanha Saúde Não Se Pesa irá realizar três talk shows no mês de maio, transmitidos ao vivo pela internet, com o objetivo de trazer informações de qualidade sobre o panorama da Covid-19. Especialistas, acompanhados da participação do ator Leandro Hassum, vão explicar como a obesidade impacta o sistema imunológico, dar dicas de alimentação saudável, exercício físico e como manter a saúde mental durante a quarentena. Além disso, irão abordar a importância de não interromper o tratamento ou até iniciá-lo nesse período.

Obesidade e coronavírus

“Obesidade: o que preciso saber nesse novo cenário?” será o primeiro deles, no dia 7 de maio, às 18h. A conversa terá participação do infectologista Clóvis Arns, Presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, e do endocrinologista Bruno Halpern, Vice-presidente da Federação Latino-Americana da Obesidade e diretor da ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica). Eles irão tirar as dúvidas do público sobre o momento atual da pandemia, a relação do vírus com a obesidade e como as pessoas com ambas as doenças devem se cuidar.

Talk show

No dia 14 de maio, também às 18h, o evento vai abordar um assunto importante para o período da quarentena: o bem-estar mental e físico. “Obesidade: como cuidar da minha saúde mental e física?” vai contar com a participação do psiquiatra Daniel Martinez, membro internacional da Associação Americana de Psiquiatria; e do endocrinologista e especialista em medicina do esporte Clayton Macedo, coordenador do Ambulatório de Endocrinologia do Exercício da UNIFESP e presidente da SBEM.

O último webinar será no dia 21 de maio, às 18h, e vai tratar da alimentação durante a pandemia da Covid-19: como manter a alimentação saudável e quais são os mitos e as verdade sobre a rotina alimentar durante a quarentena. “Obesidade: como adaptar a minha alimentação na realidade atual?” terá a presença da nutricionista Juliana Saldanha, PhD em Ciências Médicas pela Universidade Federal Fluminense; e do endocrinologista João Salles, coordenador de Educação Médica Continuada da SBEM e Primeiro Secretário da Sociedade Brasileira de Diabetes.

Saúde não se pesa

Os três bate-papos serão mediados pelo jornalista Tom Bueno e terão a presença especial do ator e humorista Leandro Hassum. O ator trará o seu depoimento pessoal sobre histórico com a obesidade e como a quarentena tem afetado o seu dia a dia.

A campanha Saúde Não Se Pesa atua na conscientização da população sobre a importância da prevenção e do tratamento correto da obesidade. Promovido pela ABESO e pela Novo Nordisk, o movimento procura dar luz à obesidade como doença crônica. Assim, trazendo o assunto para debate, com informações e dados que evidenciem as comorbidades associadas à doença e os benefícios que o seu controle pode oferecer para uma melhor qualidade de vida.

Para assistir aos talk shows, acesse novonordisklive.com.br e clique na seção “Não sou médico”.

7/05, às 18h – Obesidade: o que preciso saber nesse novo cenário?

14/05, às 18h – Obesidade: como cuidar da minha saúde mental e física?

21/05, às 18h – Obesidade: como adaptar a minha alimentação na realidade atual?

Onde: www.novonordisklive.com.br

Foto: Shutterstock

Fonte: Novo Nordisk

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Deixe um comentário