Ômicron responde por quase todos os resultados positivos de Covid-19 no Brasil

Pesquisadores analisaram 208 mil amostras

Cinquenta e um dias depois da confirmação dos primeiros casos, a ômicron já responde por quase todos os resultados positivos de Covid no Brasil.

Das variantes do coronavírus, a ômicron foi a que se espalhou mais rápido pelo Brasil. É o que mostra um estudo da Rede Corona-ômica, ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e InovaçõesOs pesquisadores analisaram 208 mil amostras. Em 13 estados, a ômicron já é responsável por 100% dos casos de Covid. Nos outros 13 e no Distrito Federal, aparece em cerca de 90%.

Ômicron e a preocupação com o Brasil

O virologista Renato Santana, que participou da pesquisa, compara a velocidade de transmissão da ômicron com a da variante anterior, a delta.

Uma rede particular de laboratórios, que contribuiu com amostras e análises na pesquisa, disse que com a ômicron a quantidade de testes de Covid que dão positivo disparou.

O avanço da ômicron não aparece só nos dados reunidos pelos pesquisadores.

Pode ser, dessa maneira, ser medido também pela população, que tem visto os casos aparecerem na família, na vizinhança e a grande procura por testes de Covid-19.

Embora a maioria dos casos seja leve, graças principalmente à vacinação, os especialistas lembram que a ômicron não é inofensiva.

O sanitarista da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Claudio Maierovitch, reforça que medidas de proteção individual recomendadas durante toda a pandemia – como máscara, evitar aglomerações e esquema vacinal completo – continuam valendo.

Planos de saúde são obrigados a cobrir testes rápidos, diz ANS

Fonte: G1

Foto: Shutterstock

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

1 comentário

Deixe um comentário