A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou nesta terça-feira (17/03) que pessoas com sintomas do novo coronavírus não usem ibuprofeno para aliviá-los. Paralelamente, as autoridades francesas alertaram que os medicamentos anti-inflamatórios poderiam piorar os efeitos da covid-19.
As advertências do ministro da Saúde da França, Olivier Veran, no fim de semana, seguiram um estudo recente publicado pela The Lancet na quarta-feira, com a hipótese de que uma enzima estimulada pelo ibuprofeno e outras drogas semelhantes pode facilitar e piorar as infecções por vírus.
O porta-voz da OMS em Genebra, Christian Lindmeier, disse a repórteres que especialistas da ONU “estão analisando o assunto”.
“Enquanto isso, recomendamos o uso de paracetamol e não usar ibuprofeno como automedicação. É importante”, disse.
O ministro francês indicou em um tuíte que o ibuprofeno e outras drogas similares podem ser “um fator agravante” nas infecções por coronavírus.
Contudo, hoje (19/03) a OMS voltou atrás e retirou a restrição do uso do medicamento. Apesar disso, o Ministério da Saúde segue recomendando que outros medicamentos sejam usados contra a doença.
Foto: Shutterstock
Fonte: Isto é