OMS divulga nova recomendação para vacinas da gripe 2020

Em 2020, vacinas contra a gripe (influenza) no Hemisfério Sul deverão seguir a composição indicada pelo órgão

A Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou a recomendação das cepas (tipos de vírus) que devem compor as vacinas de Influenza para o Hemisfério Sul no ano de 2020. Em relação ao ano anterior, as vacinas trivalentes e quadrivalentes tiveram alteração nas cepas A/H1N1, A/H3N2 e B, conforme destacado em vermelho. Veja abaixo.

vacina da gripe

Todo ano, a OMS atualiza sua recomendação para a composição das vacinas da temporada seguinte. Isso porque os vírus da gripe sofrem mutações constantemente, sendo necessário atualizar as vacinas para manter a eficácia. Por isso, em 2020, somente poderão ser produzidas e comercializadas as vacinas que estiverem de acordo com as novas determinações.

“Por isso é importante que a vacinação contra influenza seja repetida todos os anos. Para garantir a proteção da população contra os tipos de gripe que se espera que circulem, a composição do imunizante muda anualmente e garante mais eficácia” conta a gerente médica da Sanofi Pasteur, Kelem Chagas. Levando em consideração que a circulação do vírus influenza é imprevisível, a forma mais efetiva de prevenção contra a doença é a vacinação.

Nas campanhas anuais promovidas pelo Ministério da Saúde são oferecidas as vacinas da gripe trivalentes, que contém duas cepas A e uma B. Já a quadrivalente contém uma cepa B adicional (duas A e duas B) e fornece uma proteção ampliada contra a gripe. Somente neste ano, 2019, 25,8% dos25 casos confirmados de influenza foram causados pelo tipo B do vírus, de acordo com dados do Ministério da Saúde. As vacinas quadrivalentes estão disponíveis no Brasil em clínicas particulares e em campanhas realizadas dentro de empresas que oferecem o benefício da vacinação para os funcionários.

Foto: Shutterstock
Fonte: Ketchum

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Deixe um comentário