No ano passado o governo brasileiro gastou R$ 90 bilhões em licitações de bens e serviços. O mercado de licitações é enorme e ainda pouco aproveitado pelos empreendedores. De acordo com a pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP), apenas 11% das empresas em atividade já venderam para o governo. Entender como acompanhar os editais e começar a ofertar para o Estado pode ser o primeiro passo para ter uma empresa mais sustentável e competitiva no mercado.
O governo precisa de tudo, desde material para construção civil até grampos de papel, e a modalidade mais popular para comprar esses itens é o pregão eletrônico, que recentemente se tornou obrigatório para licitações que envolvem verba do Governo Federal. Dessa forma, com a digitalização do processo, empresas de todo País podem participar, incluindo as micro e pequenas empresas, e até mesmo os microempreendedores individuais.
“Existe a ilusão de que apenas grandes corporações podem ser fornecedoras do Estado. Entretanto, isso não é verdade. A legislação favorece os menores, que podem ter uma ótima oportunidade de potencializarem seus negócios. Isso é uma grande vantagem para economia. Afinal, o dinheiro passa a circular em diferentes camadas sociais, e não fica preso entre as grandes empresas”, comenta o CEO da Effecti, Fernando Salla.
Onde acompanhar licitações
“O primeiro passo para participar de um edital é saber onde acompanhar as licitações que estão abertas. Assim, para isso é possível acompanhar sites de compra do governo ou usar ferramentas que automatizam esse processo”, explica Salla.
Site que reúne as licitações federais.
Plataforma para licitações do Banco do Brasil.
Bolsa Eletrônica de Compras de SP (BEC)
Portal de compras do Estado de São Paulo. Mais informações sobre o portal aqui.
Licitações Caixa
Licitações da Caixa Econômica Federal. Mais informações sobre o portal aqui.
Portal do governo de Minas Gerais. Mais informações sobre o portal aqui.
Maior portal independente de licitações do país. Mais informações sobre o portal aqui.
Aqui você pode ter um panorama dos 16 principais portais para acompanhar licitações no Brasil.
Monitoramento conforme segmento de atuação
Como você já deve estar percebendo, são muitos portais para acompanhar e descobrir qual edital melhor se encaixa com seu negócio. Com o avanço da tecnologia, há no mercado ferramentas gratuitas para teste que acompanham de maneira automática todos esses portais e que é possível segmentar o interesse conforme o ramo de atuação da sua empresa.
“Na Effecti capturamos cerca de três milhões de novas oportunidades de negócio por mês. É um volume muito grande para uma pessoa só monitorar. Dessa forma, ferramentas de automação ajudam. Com uma boa ferramenta é possível aplicar filtros conforme o negócio e receber uma notificação sempre que uma licitação da área escolhida for aberta”, explica Salla.
Foto: Shutterstock
Fonte: Dialetto