Destaques & lançamentos

Orientação correta de uso de medicamentos é feita de detalhes

Não triturar fármacos ou misturá-los são algumas das dicas

A orientação aos pacientes não deve ser somente sobre o medicamento correto a ser escolhido, mas como ele deve ser tomado e como o corpo reage às pílulas em cada hora do dia. Quatro outras dicas podem ajudar o paciente a ter um tratamento mais eficaz:

 

1. Não esmagar o comprimido

Ainda que triturar o medicamento para que seja mais fácil engolir seja uma prática comum, o Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP) alerta que dividir, triturar ou dissolver medicamentos pode comprometer sua eficácia, principalmente os revestidos.

Isso porque os medicamentos possuem uma espécie de “cobertura” que protege o princípio ativo do ambiente ácido do estômago, liberando-o somente no intestino, para ser absorvido.

Esse é um dos motivos para levar a sério as recomendações do horário de tomar o remédio prescrito pelo médico. Mas além do horário, outras quatro dicas podem ajudar a melhorar a eficácia dos medicamentos.

 

2. Não beber o medicamento com sucos ou chás

Para garantir que o fármaco faça o efeito desejado, é indicado ingeri-lo apenas com um copo (200 ml) de água. Tomá-los com bebidas com sabor, como sucos, chás, refrigerantes e bebidas alcoólicas, pode reduzir ou potencializar o efeito terapêutico do medicamento.

 

3. Cuidado ao misturar medicamentos

Tomar medicamentos para diferentes fins ao mesmo tempo pode comprometer a eficácia do tratamento. Alguns antibióticos, por exemplo, podem comprometer a eficácia do anticoncepcional.

 

4. Tomar medicamento vencido

Apesar de não fazer mal, os produtos fora de validade também não farão bem. A data de vencimento é calculada a partir de exaustivos testes feitos pelas próprias indústrias farmacêuticas, para comprovar sua eficácia.

 

Fonte: Glup

Foto: Shutterstock

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Deixe um comentário