Close Menu
    ASSINE o Guia da Farmácia
    ×

    Área Restrita

    Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
    Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

    Cadastre-se

    Esqueceu a senha?
    Facebook X (Twitter) Instagram
    ×

    Área Restrita

    Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
    Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

    Cadastre-se

    Esqueceu a senha?
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
    Guia da FarmáciaGuia da Farmácia
    • Inicio
    • Notícias
      • Mercado
      • Saúde
      • PDV
      • Medicamentos
      • HPC
      • Regulatório
      • Lançamentos
    • Revista
      • Edição Atual
      • Edições Anteriores
      • Colunistas
      • Guia da Farmácia Responde
    • + Conteúdo
      • Vídeos
      • Ebooks
      • Especiais
      • Ferramentas
    • Plataformas
      • Guia Farma Digital
      • Guia de Equivalentes
      • Guia de Genericos
    • Serviços
      • Indústrias
      • Distribuidoras
      • Farmácias
      • Bulas
    • Busca de Medicamentos
    • Anuncie
    • Categorias
      • Matérias e Artigos
      • Conteudo Técnico
      • Lançamentos de Produtos
    ASSINE o Guia da Farmácia
    Guia da FarmáciaGuia da Farmácia
    Início»Notícias»Mercado»Os gaps do marketing digital farmacêutico
    Mercado

    Os gaps do marketing digital farmacêutico

    Guia da FarmáciaPor Guia da Farmácia25 de junho de 2021Atualizado em:4 de janeiro de 2023Nenhum comentário3 Minutos de leitura
    Facebook Twitter Linkedin Telegram Tumblr E-mail WhatsApp
    Os-gaps-do-marketing-digital-farmacêutico
    Compartilhar
    Facebook Twitter Linkedin E-mail Telegram WhatsApp

    A Stratcon e a SucceXX Minds realizaram, em maio último, um webinar, com o tema “Competência Digital do Marketing Farma”, que teve o apoio Contento Comunicação, do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma), da Ipsos e do _webEvent.

    O encontro contou com a participação de grandes especialistas da área. Entre eles: o presidente executivo do Sindusfarma, Nelson Mussolini; o CEO da Ipsos, Marcos Callari; a CEO SucceXX Minds, Paula Campoy; o diretor da Biogen, Christiano Silva; o diretor de marketing da Destrave, Estevão Rizzo; o diretor de Inovação em Marketing e Estratégia Digital CGiusti Consultoria, Carlos Giusti; o Diretor de Excelência Comercial, Ipsen Brasil e Latam, Abilio Nascimento; e o CEO Rx Pro, Martin Nelzow.

    E a conclusão deste encontro é de que, apesar de a transformação digital ter sido acelerada diante da Covid-19, o marketing digital farmacêutico continua com baixo grau de desenvolvimento. Aliás, os especialistas convidados pelo encontro esboçaram a preocupação de que essa aceleração tem sofrido um retrocesso, por conta da resistência que um número crescente de médicos vem mostrando frente ao assédio de representantes que tem usado as visitas remotas para contatar esses profissionais.

    O único ponto positivo de tudo isso é o aumento da consciência da importância do digital competente como elemento indispensável para um marketing eficaz.

    Os executivos da área relataram que o domínio de ferramentas e processos do digital alavancam o marketing tradicional que se tornou, diante das novas demandas de mercado, deficiente sem esses recursos. Porém, entre o entendimento e a execução com maestria resta um longo caminho.

    Em grande parte, o digital na marketing farmacêutico evoluiu pouco durante a pandemia porque tudo foi feito às pressas, sem o devido planejamento, treinamento, desenho de processos ou métricas.

    Aliás, na ocasião, algumas tendências interessantes foram expostas. Entre elas, a ênfase de que é necessário aliar digital e presencial, conhecer as preferências e jornadas do médico e desenvolver grades de interação de acordo com esse conhecimento.

    Outro alerta foi de que há morosidade da indústria farmacêutica em adotar o digital, que ganha cada vez mais espaço na jornada do médico e do paciente. A lentidão torna as empresas expostas a serem vítimas de inovação radical, já que o potencial de inovação no mercado de saúde é imenso.

    Para ser competente em digital a empresa precisa empreender uma jornada de transformação digital, que começa pela mudança cultural, indo muito além da tecnologia. Nesse sentido, o engajamento da alta direção é essencial, já que se trata da mudança de um modelo de negócio.

    Dessa forma, qualquer organização farma que quiser ser competitiva também precisa ter competência digital, além da presencial. E é preciso começar agora!

    Fonte: Artigo do CEO da Stratcon, Andreas Strakos.

    Foto: Stratcon

     

    5 dicas para trabalhar o marketing na farmácia 

    indústria farmacêutica marketing digital marketing indústria farmacêutica Stratcon
    Compartilhar. Facebook Twitter Linkedin Tumblr E-mail Telegram WhatsApp
    Guia da Farmácia

    Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.

    Posts Relacionados

    Santander recomenda compra de ações da Hypera, que estão em alta

    18 de junho de 2025

    Kenvue prevê crescimento de duplo dígito no Brasil em 2025

    18 de junho de 2025

    Airela anuncia novo CEO

    16 de junho de 2025

    Custos fixos: uma responsabilidade diária das farmácias

    12 de junho de 2025

    Libbs busca startups e empresas de inovação radical

    11 de junho de 2025

    Farmacêutica Adium chega ao primeiro bilhão no Brasil

    10 de junho de 2025
    Deixe um comentário Cancelar resposta

    Edição Atual
    Digital, Humana e Personalizada

    Digital, Humana e Personalizada

    Baixar Prévia

    Notícias da Última Edição

    Saude Bucal: Quando a gengiva fala

    9 de junho de 2025
    Leia mais »

    Mal-estar a bordo

    9 de junho de 2025
    Leia mais »

    Panvel: Superando desafios

    9 de junho de 2025
    Leia mais »
    Redes Sociais
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    • Telegram
    • WhatsApp
    Sobre

    Revista dirigida aos profissionais de saúde.

    Rua da Paz, 1601
    Conj 507
    Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP
    04713-002
    Tel: (11) 5082-2200
    Clique aqui para enviar uma mensagem

    Estamos nas redes sociais:

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • LinkedIn

    Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google: A Política de Privacidade e Termos de Serviço são aplicados.

    Institucional
    • Sobre o Guia da Farmácia
    • Contento
    • Anuncie
    • Loja Virtual
    • Assine o Guia da Farmácia
    • Outros sites do Grupo
      • Medicamentos Equivalentes
      • Medicamentos Genéricos
    • LGPD – Política de privacidade
    Últimos Posts

    Febrafar alerta para riscos da venda de medicamentos em supermercados

    18 de junho de 2025

    Frio: uso de aquecedores exige atenção

    18 de junho de 2025

    Santander recomenda compra de ações da Hypera, que estão em alta

    18 de junho de 2025

    Kenvue prevê crescimento de duplo dígito no Brasil em 2025

    18 de junho de 2025

    Geração Z e Millennials lideram uso de medicamentos para saúde mental

    18 de junho de 2025

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.