Pague Menos confirma negociação para a compra da Extrafarma

Transação, se confirmada, torna a Pague Menos se torna a segunda maior varejista de drogarias no país, ficando atrás apenas da RD

A rede de varejo farmacêutico Pague Menos fechou na noite da última segunda-feira (17) a compra da rival Extrafarma do conglomerado Ultrapar por R$ 600 milhões.

Já em comunicado de esclarecimento enviado ao mercado na manhã desta terça-feira (18), a Pague Menos afirmou que está atualmente em negociação para uma potencial transação envolvendo a aquisição da Extrafarma.

Porém, não há, até o presente momento, qualquer contrato vinculante celebrado acerca de uma eventual transação.

Assim como não há qualquer garantia sobre a efetivação de qualquer negócio entre a companhia e a Extrafama.

“A companhia comunicou que manterá seus acionistas e o mercado em geral informados sobre o assunto, colocando-se à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos adicionais que se façam necessários”, destacou.

Segunda maior varejista do País

Se confirmada a transação, a Pague Menos se torna a segunda maior varejista de drogarias no País, ficando atrás apenas da RD.

A Pague Menos é atualmente a terceira maior cadeia de farmácias.

A compra da Extrafarma pode elevar em mais de um terço o número de lojas da Pague Menos, a 1.503 unidades.

Reforçando, assim,  a sua presença principalmente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.

A saber, atualmente a Extrafarma possui 402 lojas.

A Pague Menos, que tem como investidor a gestora de private equity General Atlantic, pagará R$ 300 milhões para a Ultrapar quando o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) der o sinal verde ao negócio.

O restante seria, então, pago nos próximos dois anos, em duas parcelas iguais. Considerando dívida e caixa, o valor total da Extrafarma foi fixado em R$ 700 milhões.

A expectativa é de que o negócio crie sinergias entre R$ 150 milhões e R$ 250 milhões nos próximos três anos para o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) da Pague Menos, principalmente pelo potencial aumento de vendas da Extrafarma.

Portfólio

A Ultrapar decidiu vender a Extrafarma em meio a uma grande reorganização de seu portfólio.

Com o objetivo, então, de se concentrar no setor de óleo e gás.

De acordo com o Credit Suisse, para a Ultrapar, a transação é marginalmente positiva.

O valor da operação por si só não é muito significativo (cerca de 2,5% do valor de mercado).

Mas a venda está estrategicamente alinhada com a reestruturação do portfólio da Ultrapar.

O Bradesco BBI aponta que o valor total de R$ 700 milhões, considerando dívida e caixa (EV), ficaria abaixo da avaliação dos analistas de R$ 1 bilhão.

O valuation da transação ficou em 5 vezes o EV sobre Ebitda, o que os analistas consideram barato, especialmente dadas as sinergias esperadas com as fusões e aquisições para a Pague Menos.

Já para a Pague Menos, a aquisição parece interessante na avaliação do BBI.

“Porém, levando em consideração que as duas têm alta exposição ao Nordeste, esperamos um reequilíbrio do posicionamento das duas marcas, o que pode significar o fechamento de lojas para não haver canibalização entre as marcas. Por fim, em termos financeiros, levando-se em conta que a Pague Menos teria desembolsado cerca de R $ 1,5 milhão por loja, pareceu um preço interessante sabendo que a abertura de uma nova loja varia de R$ 1 milhão a R$ 2 milhões”, destacaram os analistas.

Fonte: Infomoney

Foto: Extrafarma

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