A Pague Menos, segunda maior rede de farmácias do Brasil, anuncia a conquista do Prêmio ESG® nas áreas Ambiental e Governança, nas categorias “Gestão de Resíduos e Reciclagem” e “Integração de ESG na cadeia de suprimentos”, com os seguintes cases: Gestão de Resíduos – Automação, Logística Reversa e Parcerias Sociais e Sustentabilidade na Cadeia de Valor, respectivamente.
O anúncio dos vencedores foi realizado durante o Congresso Nacional de ESG, em São Paulo, que ocorreu entre os dias 13 e 14 de maio, com tema “Liderança Visionária – Conectando Sustentabilidade, Diversidade e Inteligência Artificial”.
A premiação é o maior reconhecimento de ESG do Brasil e divulga as melhores práticas do setor, tornando os cases vencedores um modelo para o mercado. Realizado anualmente, a iniciativa reúne organizações públicas, privadas e cooperativas, que apresentam seus cases de sucesso nas áreas de gestão ambiental, social e governança.
“Essa é mais uma conquista que temos para celebrar. Fomos reconhecidos em duas áreas, com 1º lugar na categoria ‘Integração de ESG na cadeia de suprimentos’ e 2º colocado na categoria ‘Gestão de Resíduos e Reciclagem’. O reconhecimento consolida nossa posição como referência em sustentabilidade, agregando valor para a companhia, fornecedores, parceiros e toda a sociedade. Temos uma agenda robusta com foco em ESG, por meio de ações práticas, inovadoras e eficazes. Esse movimento faz parte do nosso DNA e acreditamos que a sustentabilidade é essencial para um futuro mais próspero e consciente. É essencial reconhecer e valorizar tantas iniciativas espalhadas pelo Brasil que fortalecem a cidadania e a inclusão”, destaca Rosi Purceti, vice-presidente de Gente, Sustentabilidade e Estratégia da Pague Menos.
Cases vencedores da Pague Menos
Sustentabilidade na Cadeia de Valor
Um dos principais desafios para a implementação de uma agenda ESG em empresas de varejo é o envolvimento da cadeia de valor em projetos e iniciativas sustentáveis. Nessa perspectiva, a Pague Menos reforça o compromisso com a sustentabilidade por meio da integração ESG na cadeia de suprimentos.
Por meio de uma pesquisa com os fornecedores, aplicada entre 2023 e 2024, a companhia mapeou 60 parceiros que já realizavam iniciativas de impacto socioambiental atreladas aos temas materiais da Pague Menos.
A partir disso, foi possível identificar oportunidades para construir e fortalecer relações mais sustentáveis. Entre os resultados, estão: compensação de 833,79 toneladas de CO², atendimento a mais de 200 crianças em situação de vulnerabilidade social com educação em saúde bucal e a ampliação do acesso à saúde para mais de 26 mil colaboradores da rede de farmácias.
Gestão de Resíduos: Automação, Logística Reversa e Parcerias Sociais
A gestão correta dos resíduos, especialmente os perigosos, em um ambiente tão capilarizado como o varejo farmacêutico é um desafio. Assegurar a coleta e destinação final adequada, por cada tipo de resíduos, em lojas espalhadas por grandes regiões, além do controle e monitoramento das quantidades geradas, é um desafio diário.
Para ir ao encontro desse objetivo, em 2024, a Pague Menos reformulou os seus processos e fluxos de gestão de resíduos, visando aprimorar a eficiência e garantir conformidade regulatória.
A companhia implementou um sistema de automação para o gerenciamento dos resíduos, otimizando a coleta e rastreabilidade. Entre os resultados expressivos, houve revisão na gestão de fornecedores, com redução de custos de 21,4% e a ampliação da logística reversa, com instalação de 760 coletores na rede Pague Menos.
Além disso, reforçou ações de responsabilidade social com doações de resíduos recicláveis e eletroeletrônicos, estabelecendo parcerias que beneficiaram projetos educacionais com foco na inclusão digital.
Fonte e foto: Pague Menos
Leia também
Grupo Profarma avança na agenda ESG