Painel Brasileiro da Obesidade divulga documento sobre prevenção da doença em crianças

O Working Paper abordará estratégias de prevenção e controle da obesidade infantil com foco no ambiente escolar. Live será dia 23 às 11h00

O lançamento do mais novo Working Paper do Painel Brasileiro da Obesidade, “Estratégias para prevenção e controle da obesidade infantil”, será divulgado nesta quinta-feira, 23/09, das 11h às 12h, no canal do PBO no YouTube.

“O contexto da obesidade infantil no Brasil e no mundo é desafiador. Uma em cada três crianças de 5 a 9 anos possui excesso de peso, 17,1% dos adolescentes estão com sobrepeso e 8,4% possuem obesidade. Aproximadamente 150 milhões de crianças em idade escolar e adolescentes estavam com obesidade, em 2019, no mundo e a previsão é de que esta população alcance 250 milhões em 2030”, relata a Pesquisadora em Obesidade pelo Instituto Cordial, Doralice Ramos.

Frente a isso, diz, o Working Paper tem como objetivo mapear e descrever as estratégias/intervenções locais de prevenção e controle da obesidade infantil já realizadas no território brasileiro.

E tem foco, então, no ambiente escolar, publicados nos últimos 5 anos.

“A taxação de bebidas açucaradas, regulação da publicidade de alimentos, ações de promoção à atividade física e ambientes alimentares saudáveis são algumas das estratégias que vêm sendo discutidas e adotadas para deter o crescimento da obesidade infantil”.

O Painel Brasileiro da Obesidade é uma iniciativa realizada pelo Instituto Cordial – em parceria com a World Obesity Federation, Abeso, ACT, Nebin/UERJ e LaVa/UERJ.

Portanto, tem como objetivo mapear e compreender os diversos fatores, perspectivas e também dados relacionados à obesidade no Brasil.

Identificando e aproximando nichos e agendas atualmente segregadas que possam, então, vir a atuar em sinergia para futuras estratégias e protocolos integrados.

A saber, a iniciativa é patrocinada pela Novo Nordisk.

Saúde lança campanha nacional de prevenção à obesidade infantil 

Fonte: Instituto Cordial

Foto: Shutterstock

Deixe um comentário