Pandemia faz ritmo de lançamento de produtos cair 9,4% em 2020

Os dois primeiros trimestres do ano passado foram negativos para os cinco setores: bebidas, vestuário, têxtil, alimentos e produtos diversos

A pandemia prejudicou a indústria de transformação, aquela que produz os bens de consumo mais comuns, não conseguiu fechar o ano com desempenho positivo no lançamento de produtos.

O Índice de Atividade Industrial, calculado mensalmente pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, demonstra que o recuo nos últimos 12 meses foi de 9,4% devido à crise econômica provocada, então, pela pandemia.

O segundo trimestre de 2020 foi, então, o de pior desempenho na intenção da indústria em lançar produtos.

Já que o impacto do distanciamento social foi mais intenso nessa época.

Foi quando o índice acumulou queda de 31,5%.

O índice que apresentou sua menor marca mensal histórica em junho, com -22,4%.

No entanto, já entre os meses de setembro e dezembro, houve todavia uma inversão da tendência de queda no indicador, fazendo que o resultado anual fosse de -9,4%

Regiões

Após o terceiro trimestre, algumas regiões atingiram níveis positivos, mas não o bastante para suprir as quedas apresentadas no início do ano.

Assim, a  região que fechou 2020 mais próxima de uma recuperação foi a Sul, com um resultado de queda 7,3% na comparação com o ano anterior.

Depois aparecem as regiões Sudeste, -9,1%; Norte, -14,1%; Nordeste, -15,2%; e Centro-Oeste com queda de 18,5%.

Setores

Da mesma forma que nas regiões, os dois primeiros trimestres do ano foram negativos para os cinco setores destacados pelo índice – Bebidas, Vestuário, Têxtil, Alimentos e Produtos diversos.

Após o terceiro trimestre, todos tiveram resultados positivos na comparação com o mesmo período de 2019.

Porém, no acumulado do ano de 2020, o único setor que apresentou resultado positivo foi Bebidas.

Este setor conseguiu recuperar as perdas e fechou o ano 0,7% acima do resultado de 2019.

Na sequência, os outros setores fecharam no vermelho:

Vestuário, -1%; Têxtil, -3,8%; Alimentos, -12,1%; e Produtos Diversos (artigos de joalheria, brinquedos, instrumentos musicais entre outros), com -14,2% na comparação com o ano anterior.

 Índice GS1

A saber, o Índice antecedente de produção industrial que mede a intenção de lançamento de produtos no Brasil, por meio dos pedidos de códigos barras pelas empresas.

  • Original – dado bruto reflete as solicitações de GTIN mês a mês.
  • Dessazonalizado – série livre de efeito sazonal, exclui efeitos típicos de meses específicos e permite uma avaliação mais intuitiva de tendência do crescimento da série entre os meses.

Novo índice mensura satisfação do consumidor com o varejo nacional 

Fonte: GS1 Brasil

Foto: Shutterstock

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