Close Menu
    ASSINE o Guia da Farmácia
    ×

    Área Restrita

    Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
    Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

    Cadastre-se

    Esqueceu a senha?
    Facebook X (Twitter) Instagram
    ×

    Área Restrita

    Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
    Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

    Cadastre-se

    Esqueceu a senha?
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
    Guia da FarmáciaGuia da Farmácia
    • Inicio
    • Notícias
      • Mercado
      • Saúde
      • PDV
      • Medicamentos
      • HPC
      • Regulatório
      • Lançamentos
    • Revista
      • Edição Atual
      • Edições Anteriores
      • Colunistas
      • Guia da Farmácia Responde
    • + Conteúdo
      • Vídeos
      • Ebooks
      • Especiais
      • Ferramentas
    • Plataformas
      • Guia Farma Digital
      • Guia de Equivalentes
      • Guia de Genericos
    • Serviços
      • Indústrias
      • Distribuidoras
      • Farmácias
      • Bulas
    • Busca de Medicamentos
    • Anuncie
    • Categorias
      • Matérias e Artigos
      • Conteudo Técnico
      • Lançamentos de Produtos
    ASSINE o Guia da Farmácia
    Guia da FarmáciaGuia da Farmácia
    Início»Notícias»Pandemia tem impacto pequeno nas lojas da Farmarcas
    Notícias

    Pandemia tem impacto pequeno nas lojas da Farmarcas

    Guia da FarmáciaPor Guia da Farmácia19 de maio de 2020Nenhum comentário3 Minutos de leitura
    Facebook Twitter Linkedin Telegram Tumblr E-mail WhatsApp
    pandemia-tem-impacto-pequeno-nas-lojas-da-farmarcas
    Compartilhar
    Facebook Twitter Linkedin E-mail Telegram WhatsApp

    Mesmo diante de um cenário de pandemia do Covid-19, a boa gestão ainda prevalece como um diferencial no crescimento dos negócios. Exemplo é a administradora de redes associativistas de farmácias (Farmarcas), que apresentou ótimos resultados no último mês de abril, sentindo de forma muito menos abrupta os efeitos da crise econômica.

    As lojas das redes associadas à Farmarcas mostraram grande resiliência, com um crescimento contínuo no período. Isso foi comprovado pelo de faturamento, que atingiu R$3,26 bilhões no MAT de abril (ou seja, na soma anual móvel dos 12 últimos meses), assim a empresa se consolidou como o quarto maior grupo farmacêutico do país. 

    Farmarcas na pandemia

    Um dado que se destaca é a comparação do faturamento dos últimos doze meses finalizados em abril com o mesmo período do ano anterior, neste cenário o crescimento foi de 43,24%. Já em um recorte que considera apenas o mês de abril de 2020, comparado com o mês de abril de 2019, o crescimento foi de 27,09%, um pouco menor, mesmo assim, muito acima do mercado. 

    “Um fator para entender esta diminuição do ritmo de crescimento no período foi a grande busca por medicamentos no mês de março, quando o crescimento em comparação à 2019 foi de 73,81%. Isso impactou no mês de abril, contudo o movimento vem se normalizando. Neste período, os produtos de destaques foram principalmente ligados a pandemia da Covid-19, como álcool em gel, máscaras de proteção e produtos como antigripais e suplementos”, explica Edison Tamascia, presidente da Farmarcas.

    “Diante o cenário que vivemos, não existe análise de pontos positivos ou negativos, todos perdem. Contudo, remédio é essencialidade então não se deve ocorrer um impacto tão grande na movimentação das farmácias. Lembrando que grande parte dos produtos são de uso contínuo, o que faz com que se tenha uma constante procura”, complementa Tamascia.

    Crescimento continuo

    Antes da atual pandemia, a Farmarcas já vinha com números de crescimento muito parecidos e revolucionando o mercado farmacêutico, apresentando um modelo de sucesso que atingiu 1.100 lojas e um faturamento de R$3 bilhões em 2019. Atualmente a empresa administra três redes do modelo popular e oito do modelo convencional de varejo farmacêutico. 

    “A ideia da empresa é manter o alto nível de profissionalismo e performance, implantando um modelo de negócios de sucesso, que antes era considerado um ‘patinho feio’ e que hoje é respeitado e copiado”, explica o diretor geral da Farmarcas, Paulo Costa. 

    Mas engana-se quem pensa que o modelo praticado é agressivo, visando obter o lucro acima de tudo. O propósito da empresa mostra uma outra ideia, sendo ele: “Cuidar de pessoas para inspirá-las a escreverem sua melhor história”. Por isso a empresa tem uma preocupação muito grande em criar o melhor ambiente profissional para funcionários e associados.

    Foto e fonte: Farmarcas

    febrafar febrafar coronavírus
    Compartilhar. Facebook Twitter Linkedin Tumblr E-mail Telegram WhatsApp
    Guia da Farmácia

    Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.

    Posts Relacionados

    MIPs nos supermercados: Abrafarma fala sobre a emenda ao PL

    11 de julho de 2025

    OTC: volume médio por compra cresce 5,6%

    11 de julho de 2025

    INTERFARMA se posiciona sobre taxação do governo americano

    11 de julho de 2025

    Farmácia: como transformar perdas em lucros e gerar performance

    11 de julho de 2025

    PL que cria Estratégia Nacional de Saúde estimula desenvolvimento da indústria farmacêutica

    11 de julho de 2025

    Farmarcas mira 4% de participação das marcas próprias nas vendas

    11 de julho de 2025
    Deixe um comentário Cancelar resposta

    Edição Atual
    Saúde é autocuidado

    Saúde é autocuidado

    Baixar Prévia

    Notícias da Última Edição

    Essenciais para o equilíbrio

    4 de julho de 2025
    Leia mais »

    Envelhecendo com consciência

    4 de julho de 2025
    Leia mais »

    Dermatite seborreica sem tabus

    4 de julho de 2025
    Leia mais »
    Redes Sociais
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    • Telegram
    • WhatsApp
    Sobre

    Revista dirigida aos profissionais de saúde.

    Rua da Paz, 1601
    Conj 507
    Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP
    04713-002
    Tel: (11) 5082-2200
    Clique aqui para enviar uma mensagem

    Estamos nas redes sociais:

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • LinkedIn

    Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google: A Política de Privacidade e Termos de Serviço são aplicados.

    Institucional
    • Sobre o Guia da Farmácia
    • Contento
    • Anuncie
    • Loja Virtual
    • Assine o Guia da Farmácia
    • Outros sites do Grupo
      • Medicamentos Equivalentes
      • Medicamentos Genéricos
    • LGPD – Política de privacidade
    Últimos Posts

    MIPs nos supermercados: Abrafarma fala sobre a emenda ao PL

    11 de julho de 2025

    OTC: volume médio por compra cresce 5,6%

    11 de julho de 2025

    INTERFARMA se posiciona sobre taxação do governo americano

    11 de julho de 2025

    Farmácia: como transformar perdas em lucros e gerar performance

    11 de julho de 2025

    PL que cria Estratégia Nacional de Saúde estimula desenvolvimento da indústria farmacêutica

    11 de julho de 2025

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.