
O Grupo Panvel dá mais um passo em sua transformação digital com o lançamento da primeira inteligência artificial generativa do varejo farmacêutico e de higiene e beleza no Brasil. A novidade marca a evolução da Sofia, assistente virtual da marca, que agora passa a conduzir compras completas pelo WhatsApp, com conversas naturais, seguras e personalizadas.
Estratégia digital
Mais do que uma ferramenta de vendas, a Sofia foi criada para cuidar. Ela acolhe cada interação com atenção e empatia, oferecendo informações seguras, conversas humanizadas e venda com agilidade. Na Panvel, o cuidado começa no diálogo e a compra é a consequência natural de uma relação baseada em confiança.
“A Sofia representa a evolução natural da nossa estratégia digital. Ela nasceu para apoiar, aprendeu ouvindo nossos clientes e hoje é capaz de responder, orientar e acompanhar toda a jornada de forma empática, cuidadosa e eficiente. É um exemplo de como a tecnologia, quando guiada por propósito, aproxima em vez de afastar, tornando o digital mais humano”, afirma Julio Mottin Neto, CEO do Grupo Panvel.
Arquitetura de dados
Desenvolvida integralmente pelas equipes internas de Digital, Dados e Tecnologia, a nova versão da Sofia utiliza modelos de linguagem generativa integrados à base de dados da Panvel, garantindo segurança, autonomia e total aderência à estratégia digital da companhia.
A arquitetura de dados e o aprendizado contínuo (machine learning) permitem que a assistente compreenda o contexto de cada conversa, adaptando respostas e recomendações conforme o perfil do cliente. Em casos de medicamentos com prescrição, o atendimento é automaticamente direcionado para um profissional humano, conforme as normas da Anvisa.
Interações diárias
Hoje, a Sofia é responsável por 68% dos atendimentos do SAC e realiza mais de 3 mil interações diárias.
“Construímos uma solução proprietária, treinada com informações reais da operação e com foco em entender as necessidades das pessoas, não apenas seus pedidos. A Sofia compreende o contexto farmacêutico e realiza ações complexas, mas o mais importante é que ela conversa de verdade com o cliente, oferecendo cuidado antes de qualquer compra”, destaca Raphael Monteiro, Gerente Executivo de Digital, Clientes, Dados e IA da Panvel.
O digital já representa 24,4% das vendas da Panvel, com crescimento anual acima de 50%, enquanto o aplicativo da marca cresceu 51,3% em 2025.
Fonte e foto: Panvel
