Verão e carnaval são épocas em que as pessoas saem mais, vão a festas, praia, piscina… Mas com a diversão, quando não tomados os devidos cuidados, podem vir alguns problemas de saúde.
Por isso, é sempre importante conscientizar o público da farmácia sobre cuidados preventivos para o período, que podem incluir o uso de medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs) para doenças de grau leve; de bebidas hidrotônicas para dias de muito calor; e de equipamentos, como inaladores e nebulizadores, para os dias mais secos. Isso sem contar produtos, como filtro solar, repelentes, hidratantes e cremes calmantes para a pele, que não podem faltar no nécessaire.
Ou seja, o mix de produtos e categorias que podem ser trabalhados nesses períodos é vasto e cabe ao varejista adequar o ponto de venda (PDV) e orientar a equipe de loja nesse atendimento. “No verão, a pele e o corpo precisam de atenção redobrada com o calor e a exposição constante ao Sol.
O que significa que a demanda por hidratantes, protetores solares e itens para aliviar o calor cresce significativamente”, analisa a consultora da AGR Consultores, Ana Paula Alvisi.
Ela acrescenta que os géis hidratantes e as águas termais se tornam o must-have da estação, oferecendo frescor instantâneo e resgate da hidratação da pele que sofre com o Sol.
“Os cremes pós-Sol e as loções reparadoras são essenciais para acalmar a pele e minimizar queimaduras e irritações. Mas a grande estrela continua sendo a proteção solar: seja em gel, spray ou creme, e os protetores continuam sendo a primeira linha de defesa contra os raios ultravioleta do tipo A e B (UVA/UVB), prevenindo danos e o envelhecimento precoce”, destaca.
Ana Paula pontua que, para quem busca conforto além da pele, inaladores e umidificadores de ar fazem sucesso, combatendo a secura do ambiente. “E quem não ama uma bolsa térmica? Seja para refrescar o corpo ou aliviar as dores musculares após aquele passeio ao ar livre, ela se torna indispensável. Com todos esses produtos, o canal farma está respondendo às necessidades da estação, garantindo hidratação, proteção e aquele bem-estar que todo mundo deseja no verão.”
Ações no PDV
Para a mentoring empresarial, palestrante e consultora de empresas, Silvia Osso, é possível aumentar o tráfego da loja e até multiplicá-lo nesses períodos. “Para atrair a clientela e incrementar o faturamento vale tudo: decorar as vitrines, investir em produtos inovadores, incrementar a decoração da área de cosmética, etc. A originalidade é tudo. Vale até ter uma vitrine imitando praia”, sugere.
Segundo ela, todos os produtos devem ficar em seus pontos naturais na categoria e subgrupo adequado. “O layout da farmácia não deve ser alterado porque os clientes gostam de comprar em locais onde estão habituados e, por conta disso, têm mais agilidade para efetuar suas compras”, argumenta.
Já as pontas de gôndolas, os cubos expositores e o checkout devem ser muito explorados com produtos de verão e carnaval, bem-sinalizados e com preços interessantes, além de ofertas do tipo leve 3 e pague 2, entre outras.
“A sinalização visual com chamada de promoções também é estimulada. Vale também usar o site e as mídias sociais com certa antecedência, o que estimula os consumidores. Lembrá-los de oferta; como usar certos produtos; instruí-los sobre novidades (como usar calcinha e cueca descartável em blocos carnavalescos, ou aplicar glitter ou cílios postiços); informar sobre serviços e horários que a farmácia oferece também fazem a diferença”, finaliza Silvia.
Orientação farmacêutica
Se por um lado, os produtos e MIPs estão disponíveis no autosserviço da farmácia, por outro, a orientação do farmacêutico sobre questões relacionadas à saúde propriamente ditas também estão disponíveis, só que do outro lado do balcão.
Segundo a farmacêutica responsável pela Farmácia Universitária da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP), Maria Aparecida Nicoletti, entre os três principais problemas mais comuns nessas essas épocas, o farmacêutico pode auxiliar com as seguintes orientações:
1. Desidratação
Sempre é indicado orientar a respeito da necessidade da ingestão de água mineral ou potável durante o dia (esteja sempre portando uma garrafinha para tomar com frequência) e aumentar em dias de maior temperatura.
Sucos de frutas in natura após higienização adequada, são também indicados além de refeições mais leves.
Se a intensidade da desidratação for grande, a orientação fica para a busca de uma unidade de atendimento de saúde urgente, principalmente, considerando crianças, grávidas e idosos.
2. Problemas respiratórios
As pessoas com asma ou outros problemas respiratórios devem evitar ambientes internos úmidos e sem ventilação,pois podem ser infestados de ácaros, além de serem propícios à transmissão de várias enfermidades.
“Prestar atenção em dias com muito vento e se proteger, porque muitas partículas em suspensão poderão desencadear rinite alérgica ou outros problemas respiratórios. A lavagem das cavidades nasais com soro fisiológico também fica recomendada para realização diária”, alerta.
3. Recuperação muscular
As pessoas ficam animadas com a chegada do verão e não se preparam adequadamente para os exercícios físicos, querendo, assim, recuperar o ano de sedentarismo.
Nesse sentido, é preciso começar aos poucos e saber os limites que cada pessoa tem. “No cansaço, é melhor não praticar exercício ou então fazer somente exercícios leves”, orienta Maria Aparecida, lembrando que repouso é uma necessidade quando se pretende recuperar os excessos em práticas físicas. Outra dica fica para não esquecer os alongamentos específicos a cada prática, o que pode evitar maiores problemas no transcorrer das atividades físicas.
Fonte Guia da Farmácia
Foto: Shutterstock
Leia também:
Bioland amplia unidade logística no País