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Perfil do público sênior em farmácias

O público sênior precisa de um atendimento diferenciado nas farmácias para ajudá-los na hora da compra. Para isso é preciso conhecê-los

O público sênior está cada vez mais ativo, conectado e exigente com seus produtos e serviços, inclusive nas farmácias. Por isso, é necessário se adaptar a esse perfil para fidelizá-lo, com mix, atendimento e pós-venda impecáveis.

Assim, para garantir um melhor atendimento, o fundador SeniorLab mercado & consumo 60+ e diretor do Aging2.0 Brasil, Martin Henkel, mostram o perfil do público sênior em farmácias e dão orientações para melhorar o atendimento: 

Orientações de atendimento

  • Use frases simples e afirmativas;
  • Não use gírias;
  • Fale sem gritar, pausadamente e sem ser lento;
  • Ouça com paciência e respeite o ritmo de resposta;
  • Fale olhando nos olhos e repita pontos importantes;
  • Anote os valores, nomes, princípios ativos em um papel e entregue (cotação de preço ou dúvida sobre medicamento);
  • Lembre-se de que ambientes com ruídos dificultam o entendimento.

Perfil das compras

  • Escolhas ponderadas;
  • 70% não compram por impulso;
  • Os novos 60+ não são mais tão fiéis;
  • A lealdade tem de ser bilateral;
  • Comprar precisa ser prazeroso;
  • Baixa tolerância ao mau atendimento;
  • O preço é importante, mas não é o único atributo;
  • Comprar é estreitar relações;
  • Alta expectativa (atendimento/paciência e qualidade).

A terceira idade sabe o que quer 

Conheça os hábitos de compra na terceira idade 

 

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Shutterstock

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