fbpx

Guia da Farmácia Responde

Suas dúvidas respondidas por consultores especializados.

Meloxicam pode ser tomado junto com o nimesulida? - Patrícia da Silva Mota– Conselheiro Lafaiete (MG)

0

Analisando-se as informações descritas, a seguir, em bula do medicamento de referência contendo meloxicam e, também, do medicamento de referência contendo nimesulida, não é aconselhável o uso concomitante de meloxicam e nimesulida. a) Fármaco: meloxicam O fármaco meloxicam é indicado para o tratamento dos sintomas da artrite reumatoide e osteoartrite aliviando a dor e a inflamação. Age inibindo preferencialmente o funcionamento da enzima responsável pela inflamação COX-2, e da COX-1 em menor extensão. O meloxicam não deve ser usado se a pessoa tiver úlcera ou perfuração gastrintestinal ativa ou recente; doença inflamatória intestinal ativa (doença de Chron ou colite ulcerativa);…


O ibuprofeno é um fármaco anti-inflamatório não esteroide (AINE) indicado para o alívio temporário da febre e de dores de intensidade leve a moderada como cefaleia, lombalgia, de gripes e resfriados comuns, dor de dente, dores musculares, dismenorreia e de artrite segundo descrito em bula. Saliente-se que o ibuprofeno é derivado do ácido fenilpropiônico e sua ação é atribuída à inibição da cicloxigenase e, consequentemente, da síntese de prostaglandinas. Para a sua utilização deve se levar em conta a relação risco-benefício antes do início de sua utilização para indivíduos nas seguintes condições: história de doença ulcerosa péptica, sangramento ou perfuração…


Muitas áreas devem respeitar as exigências mínimas da legislação local, como é o caso das Salas de Injetáveis e de Atenção Farmacêutica, área de Depósito para Material de Limpeza (DML) e WC. As medidas mínimas exigidas pela maioria dos estados brasileiros são: 3m² para Sala de Injetáveis e 6m² para a Sala de Atenção Farmacêutica. Área de dispensação: mínimo permitido são 30m². Banheiro adequado PNE ou portadores de necessidades especiais: 1,20 x 1,70 m, permitindo a rotação de uma cadeira de rodas, para a locomoção de um cadeirante. Banheiro comum: 1,10 x 2,30 m, lembrando que é necessário dispor de…


Inicialmente é preciso diferenciar herpes simples de herpes-zoster. Herpes simples é uma infecção causada pelo vírus herpes simplex humano (HSV 1 e 2) que se caracteriza pelo aparecimento de pequenas bolhas agrupadas especialmente nos lábios e nos genitais, mas que podem surgir em qualquer outra parte do corpo. A herpes-zoster é uma doença infecciosa causada pelo vírus varicela-zoster – o mesmo responsável pela catapora. Portanto, Herpes-zoster é um vírus chamado Varicela-zoster e que não deve ser confundido com o vírus do herpes simples. O Varicela-zoster é o agente de duas doenças: da catapora e do herpes-zoster que, normalmente, fica incubado…


O Conselho de Farmácia ou qualquer outro Órgão de fiscalização sanitária não deve te autuar ou negar alvarás ou licenças por incluir nas atividades da farmácia a venda de doces, sorvetes, pilhas, etc. O art.24, inciso XII, da Constituição Federal, estabelece que compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente proteção e defesa da saúde Observando o §1°do citado artigo da Constituição, que determina que no âmbito da legislação concorrente, a competência da União se limitará a estabelecer normas gerais e a Lei Federal n. 5.991, de 17 de dezembro de 1.973, foi recepcionada como tal, ou…


Não há nenhuma implicação legal para a criação de um site de divulgação de sua farmácia já que ela está regularizada junto ao Conselho Regional de Farmácia (CRF) e à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). As vantagens de se criar um site para farmácia são inúmeras.  Ele permite ao dono da farmácia divulgá-la de várias formas; permite ao cliente encontrar a farmácia mais próxima da sua residência; proporciona a possibilidades de efetuar promoções e divulgação da farmácia. Agora, caso queira além do site, ter um site com uma farmácia virtual, com e-commerce e venda de medicamentos é preciso os…


A Quetiapina interfere no uso do anticoncepcional? - Jéssica Silva Festa – Porto Alegre (RS)

0

O conceito de interação medicamentosa está fundamentado ao acontecimento clínico em que os efeitos de um fármaco são alterados quando associado a outro fármaco, alimento, bebida ou algum agente químico ambiental, sendo que essas interações podem ser físico-químicas, interações farmacocinéticas ou interações farmacodinâmicas, indução enzimática e inibição enzimática. O hemifumarato de quetiapina pertence a um grupo de medicamentos denominado de antipsicóticos, os quais melhoram os sintomas de alguns tipos de transtornos mentais como esquizofrenia e episódios de mania e de depressão associados ao transtorno afetivo bipolar. Em relação às interações com o fármaco quetiapina, segundo a base científica de dados…


A reposição de vitamina B12 geralmente começará a fazer efeito no principal sintoma da deficiência dessa vitamina, que é a anemia, em dois meses e, nos casos dos sintomas neurológicos, em seis meses, sendo que provavelmente os sintomas de queda capilar e das unhas fracas que decorrem da anemia irão melhor também nesse prazo de dois meses . Agora, é importante avaliar também se há carência de algum outro elemento já que unhas fracas e queda de cabelos podem envolver outras vitaminas e elementos, como ferro e biotina. A vitamina B12 é uma vitamina do complexo B que participa da…


Por ser um assunto amplo, acredito que o melhor formato seria colocar conteúdo conforme a Portaria. Dessa forma, não daremos oportunidades para interpretações incoerentes. DA RECEITA Art. 52 O formulário da Receita de Controle Especial (ANEXO XVII), válido em todo o Território Nacional, deverá ser preenchido em duas vias, manuscrito, datilografado ou informatizado, apresentando, obrigatoriamente, em destaque em cada uma das vias os dizeres: “1ª via – Retenção da Farmácia ou Drogaria” e “2a via – Orientação ao Paciente”. 1o A Receita de Controle Especial deverá estar escrita de forma legível, a quantidade em algarismos arábicos e por extenso, sem…


Adoless® é indicado na prevenção da gravidez. É um contraceptivo oral que combina dois hormônios, o etinilestradiol e o gestodeno. Embora tendo eficácia bem estabelecida, há casos de gravidez em mulheres utilizando contraceptivos orais. Os contraceptivos orais combinados, que possuem dois hormônios em sua composição, agem por supressão das gonadotrofinas, ou seja, pela inibição dos estímulos hormonais que levam à ovulação. Embora o resultado primário dessa ação seja a inibição da ovulação, outras alterações incluem mudanças no muco cervical (que aumenta a dificuldade de entrada do esperma no útero) e no endométrio (que reduz a probabilidade de implantação no endométrio).…


1 2 3 6