Guia da Farmácia Responde

Suas dúvidas respondidas por consultores especializados.

A reposição de vitamina B12 geralmente começará a fazer efeito no principal sintoma da deficiência dessa vitamina, que é a anemia, em dois meses e, nos casos dos sintomas neurológicos, em seis meses, sendo que provavelmente os sintomas de queda capilar e das unhas fracas que decorrem da anemia irão melhor também nesse prazo de dois meses . Agora, é importante avaliar também se há carência de algum outro elemento já que unhas fracas e queda de cabelos podem envolver outras vitaminas e elementos, como ferro e biotina. A vitamina B12 é uma vitamina do complexo B que participa da…


Por ser um assunto amplo, acredito que o melhor formato seria colocar conteúdo conforme a Portaria. Dessa forma, não daremos oportunidades para interpretações incoerentes. DA RECEITA Art. 52 O formulário da Receita de Controle Especial (ANEXO XVII), válido em todo o Território Nacional, deverá ser preenchido em duas vias, manuscrito, datilografado ou informatizado, apresentando, obrigatoriamente, em destaque em cada uma das vias os dizeres: “1ª via – Retenção da Farmácia ou Drogaria” e “2a via – Orientação ao Paciente”. 1o A Receita de Controle Especial deverá estar escrita de forma legível, a quantidade em algarismos arábicos e por extenso, sem…


Adoless® é indicado na prevenção da gravidez. É um contraceptivo oral que combina dois hormônios, o etinilestradiol e o gestodeno. Embora tendo eficácia bem estabelecida, há casos de gravidez em mulheres utilizando contraceptivos orais. Os contraceptivos orais combinados, que possuem dois hormônios em sua composição, agem por supressão das gonadotrofinas, ou seja, pela inibição dos estímulos hormonais que levam à ovulação. Embora o resultado primário dessa ação seja a inibição da ovulação, outras alterações incluem mudanças no muco cervical (que aumenta a dificuldade de entrada do esperma no útero) e no endométrio (que reduz a probabilidade de implantação no endométrio).…


Segundo informação constante em bula, o medicamento Temodal® (que contém o fármaco temozolomida) é indicado para o tratamento de pacientes com: um tipo de tumor cerebral chamado glioblastoma multiforme, recém-diagnosticado, em tratamento combinado com radioterapia, seguido de tratamento com Temodal® isoladamente (monoterapia); tumores cerebrais como glioma maligno, glioblastoma multiforme ou astrocitoma anaplásico, que apresentam recidiva ou progressão após tratamento padrão. O medicamento também é indicado no tratamento de pacientes com melanoma malignometastático. É um medicamento que age contra tumores e sua atividade se inicia logo após as primeiras doses administradas. Para a fundamentação da resposta serão considerados alguns conceitos estabelecidos…


O tratamento das feridas cutâneas inclui métodos clínicos e cirúrgicos, sendo o curativo um dos tratamentos clínicos mais frequentemente utilizados. É importante salientar que a escolha do curativo a ser utilizado deve ser baseada no conhecimento das bases fisiopatológicas da cicatrização e da reparação tecidual, sem nunca esquecer o quadro sistêmico do paciente. As feridas podem ser agudas ou crônicas, de acordo com o tempo de reparação tissular. Também podem ser classificadas de acordo com a causa, presença ou ausência de microrganismos, presença ou ausência de ruptura no tecido superficial (abertas ou fechadas). As feridas crônicas são aquelas que apresentam…


Como profissional da saúde temos como responsabilidade garantir que o paciente receba os medicamentos de forma íntegra, garantindo a eficácia e segurança do produto. Entretanto, do outro lado temos o cliente, ao qual precisamos fidelizá-lo, garantindo que esteja satisfeito com o serviço prestado e atender todos os requisitos da Lei do Consumidor. No primeiro caso, sobre recusar uma devolução se ela não for feita no ato da entrega, a RDC nº 44/2009 artigo 35 parágrafo 3º diz que ”Para todos os produtos que exigem armazenamento em temperatura abaixo da temperatura ambiente, devem ser obedecidas as especificações declaradas na respectiva embalagem,…


Um idoso sadio que apresente, por exemplo, duas evacuações ao dia e passa a ter três ou quarta na semana não deve ser considerada uma situação normal para a “idade”. Apesar de que essa diminuição da frequência de evacuação não ser normal ao idoso, as múltiplas doenças que são prevalentes nessa população e muitos dos medicamentos frequentemente usados por esses indivíduos têm como característica lentificar (deixar lento) o funcionamento do intestino. Considera-se um quadro típico de obstipação intestinal, quando ocorrem duas ou menos evacuações por semana e/ou o esforço para evacuar é grande demais e pouco produtivo. Os restos da…


A dúvida é recorrente e exige cuidado, mas, afinal, é possível devolver ou trocar medicamento que não foi utilizado na farmácia ou drogaria onde foi adquirido? A resposta é: depende! Vale ressaltar que o farmacêutico, enquanto profissional que visa contribuir para a segurança e a promoção da saúde, tem papel fundamental na garantia do uso racional de medicamentos e tem o dever de orientar o cliente quanto aos procedimentos legais cabíveis e aos riscos sanitários decorrentes da devolução de um medicamento (controlado ou não) à prateleira de vendas. Quando é possível a devolução O Código de Defesa do Consumidor –…


Faz mal tomar o aciclovir comprimido a noite? - Flavia Mendes Teixeira– Corumba (MS)

0

Este fármaco é indicado para: o tratamento de Herpes zoster; o tratamento e a recorrência (reaparecimento) das infecções de pele e mucosas causadas pelo vírus Herpes simplex; a prevenção de infecções recorrentes causadas pelo vírus Herpes simplex (supressão). Aciclovir também é indicado para pacientes seriamente imunocomprometidos. Estudos têm demonstrado que o tratamento precoce de Herpes zoster com aciclovir produz efeito benéfico na dor e pode reduzir a incidência de neuralgia pós-herpética (dor associada ao Herpes zoster). Apresenta-se nas formas farmacêuticas comprimido, creme dermatológico, pomada oftálmica e injetável. O aciclovir é um nucleosídeo sintético, análogo da purina, com atividade inibitória in…


Devo entender que, da maneira como foi colocada pelo leitor, o paciente foi atendido em um setor de emergência de uma unidade de saúde e houve uma prescrição médica para o quadro apresentado pelo paciente, considerando os sintomas apresentados e os diferentes medicamentos prescritos e descritos na pergunta. Realmente, no caso de dispneia aguda ou piora rápida da dispneia (dificuldade de respiração) deve-se procurar um médico imediatamente. Saliento que a dipirona gotas terá um efeito analgésico e antipirético mais rápido do que se tivesse sido administrada na forma de comprimidos porque o fármaco já está dissolvido na forma farmacêutica gotas…


1 2 3 5