Guia da Farmácia Responde

Suas dúvidas respondidas por consultores especializados.

A inflamação pode ser considerada como uma resposta fisiológica do organismo ao dano tecidual ou a uma infecção, ou seja, a inflamação faz parte da resposta imune inata do organismo e, por esta razão, não é uma resposta específica


Cardiopata é o portador de cardiopatia, que é termo genérico dado a todas as doenças cardíacas, qualquer que seja a sua etiopatogenia.  Entre as cardiopatias, a hipertensão é doença com alta prevalência em nossa população e que apresenta relação direta com a idade, de modo que sua prevalência é superior a 60% em indivíduos acima de 65 anos de idade. A questão da interação medicamentosa é uma preocupação constante, considerando que o alto consumo de medicamentos anti-hipertensivos e anti-inflamatórios pode provocar interações. Quando se trata, então, de paciente idoso, a atenção deverá ser intensificada, pois há potencialidade de decréscimo de…


A Substituição Tributária (ST) é um mecanismo de arrecadação de tributos onde a responsabilidade pela arrecadação é atribuída a outro contribuinte, nesse caso, o fabricante do medicamento e é o principal imposto incidente sobre os medicamentos. A ST foi criada, principalmente, para facilitar a arrecadação e simplificar a fiscalização, sendo que a responsabilidade pelo recolhimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de toda a cadeia, que vai da indústria até o consumidor final, ficou sobre a responsabilidade da indústria. As fórmulas de cálculo são estabelecidas por cada Estado. Em São Paulo, por exemplo, foi criada uma tabela…


Nos últimos tempos, tem-se observado que os avanços na ciência e a inovação tecnológica contribuem para o desenvolvimento de medicamentos e a ampliação do leque de alternativas disponíveis e utilizadas para a obtenção de resultados concretos, definidos e mensuráveis em termos de saúde, que contemplam: a cura de doenças, a amenização dos sinais e sintomas, a interrupção do processo evolutivo da afecção e, até mesmo, a prevenção. Um dos caminhos para alcançar esses objetivos é a racionalização da farmacoterapia, além, claro, da associação às Mudanças no Estilo de Vida (MEVs), em especial no cenário das doenças crônicas, que são as…


É essencial que o software para o setor farmacêutico tenha seus processos totalmente integrados para, assim, garantir confiabilidade em todas as áreas envolvidas e ter uma plena eficiência operacional. Portanto, o primeiro passo no desenvolvimento de um sistema, ou mesmo no tema do cadastro de um medicamento, é garantir que ele seja desenhado tendo em vista um mapeamento de todos os demais processos da farmácia. E para começar, uma ferramenta que auxilia bastante é o banco de dados. Independente do segmento em que o seu negócio atue, ele permite o armazenamento de praticamente qualquer tipo de informação, especialmente se o…


O medicamento em questão tem como fármaco o ibuprofeno que pertence ao grupo dos anti-inflamatórios não esteroides (AINES) e que está indicado, segundo a Agência Estadunidense Food and Drug Administration (FDA), principalmente, para o alívio/tratamento de dor, febre, dor de cabeça, enxaqueca, osteoartrite, dismenorreia primária, atrite reumatoide. É um Medicamento Isento de Prescrição (MIP), entretanto, sua administração deve ser orientada por profissional da saúde considerando todas as implicações decorrentes do uso de qualquer medicamento. Possui inúmeras contraindicações como em: asma, urticária ou outra reação de tipo alérgico após a administração de aspirina ou outros AINEs (reações anafiláticas severas e às…


Há dois aspectos importantes na sua pergunta: (1) comercialização de medicamentos controlados e (2) preço de medicamentos. Ambos os aspectos são regulados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Tentando esclarecer as suas dúvidas: (1) Medicamentos controlados – a regulamentação em vigor no país determina que a medicação de uso controlado não pode ser trocada ou devolvida. Esta regulamentação tem como base dois aspectos principais: O controle estrito das substâncias classificadas como entorpecentes e psicotrópicas e; Os aspectos relativos ao risco sanitário (2) Preço de medicamentos – anualmente, a Anvisa revisa e determina sobre os reajustes dos preços dos medicamentos.…


Oxycontin® (cloridrato de oxicodona) é indicado para o tratamento de dores moderadas a severas, apresenta-se em forma farmacêutica sólida de liberação prolongada, em diferentes dosagens, e sua venda é sob prescrição médica, com a retenção da receita, conforme estabelece a Portaria 344 e suas atualizações. A questão levantada não está relacionada ao desvio de qualidade, mas sim, a reações adversas que constam em bula do medicamento. Em relação ao Sistema Pele e Tecido Cutâneo, a manifestação de coceira (mais de 10% dos indivíduos que utilizam esse medicamento a apresentam) trata-se de reação considerada muito comum e, em relação ao Sistema…


A legislação em vigor não dá nenhuma orientação específica à população sobre o descarte correto de medicamentos. Muitos jogam as sobras, ou os produtos vencidos em lixo comum, o que prejudica o meio ambiente, com a contaminação do solo, rios e lagos, além da possibilidade de reutilização, problema que deve ser evitado. Estabelecimentos e prestadores de serviços, que envolvem saúde e lidam com medicamentos, cumprem a Resolução de Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) – RDC 306/04, que dispõe sobre o regulamento técnico para o gerenciamento de resíduos produzidos por eles, além de listar os tipos de…


Profissões regulamentadas são aquelas definidas por lei e com uma regulamentação própria, de direitos e garantias, tais como piso salarial, jornada de trabalho, adicionais, exames médicos. Elas possuem regimento próprio, não importando a categoria predominante dos demais empregados da empresa ou empregador em que o referido profissional está inserido, trabalhando. A ideia de criação de órgão profissional de farmácia começou em 1936. Em 11 de novembro de 1960, com a Lei 3.820, foram criados o Conselho Federal de Farmácia (CFF) e os Conselhos Regionais de Farmácia (CRFs), sendo estes dotados de personalidade jurídica, de direito público, com autonomia administrativa e…