fbpx

Cuido de um senhor idoso que engasga com frequência nas refeições. O que posso fazer quando isso acontece?

No nosso corpo, temos a presença da epiglote, que no momento da deglutição se fecha, para que o alimento siga o caminho correto, esôfago, chegando no estômago, a fim de participar do restante do processo da digestão.

Quando a epiglote não se fecha, ou seja, permanecendo-se aberta, o alimento não seguirá para o caminho correto, tendo em vista assim, chegará nas vias respiratórias, ocasionando assim o engasgo.

É importante reconhecer alguns sinais do engasgo, como: dificuldade em tossir e em falar, a pessoa entra em pânico e em casos mais graves podendo ocorrer a cianose, ou seja, a pele, o lábio ou as unhas mudam de cor, ficando azuladas.

Com o decorrer da idade, é normal que ocorra a perda da rigidez muscular, consequentemente o engasgo se torna mais frequente. Mas, nem sempre essa é causa principal, é de extrema importância que o paciente seja encaminhado ao médico especialista para investigar mais a fundo o caso. 

Foto: Shutterstock

Fonte: Guia da Farmácia

Essa pergunta foi realizada através do Guia da Farmácia Responde!
Envie também seus questionamentos e dúvidas para serem respondidos por consultores especializados e publicados aqui no portal Guia da Farmácia.

Ver dúvidasEnviar dúvida

Deixe um comentário