fbpx

Mecanismo de acçao de tuberculostatico?

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK). É transmitida através de gotículas na tosse, espirro ou até mesmo a fala.

O que muita gente não sabe, é que a Tuberculose não afeta apenas os pulmões, podem afetar os rins e até os ossos.

Por se tratar de uma bactéria, o tratamento é feito com antibióticos. E cada classe de antibiótico tem o seu mecanismo de ação e depende também da dose que foi prescrita, pois pode ser bactericida (matando a bactéria) e/ou bacteriostático (inibindo a replicação da bactéria causadora da doença), portanto tudo dependerá de qual medicamento o seu médico irá prescrever.

Em relação aos antibióticos classificados como bactericidas, a ação pode ocorrer devido à destruição da parede celular bacteriana tendo como consequência a dificuldade da síntese celular e como resultado, a morte bacteriana. Outra maneira é a inibição do ácido fólico, pois essa substância é responsável pelo crescimento bacteriano, pois realiza a síntese de DNA e RNA, logo, ao inibir o ácido fólico, não terá a síntese, portanto, morte celular.

Em relação aos antibióticos classificados como bacteriostáticos, a ação pode ocorrer devido à inibição da síntese de proteínas celulares, assim impedindo a proliferação das bactérias. A ação também pode ocorrer devido ao impedimento da duplicação do DNA da bactéria, assim não se multiplicam.

Dentro de cada tipo de ação (bactericida e bacteriostático), tem classes de antibióticos com seu mecanismo de ação próprio, porém, o resultado final será sempre o mesmo, no caso da ação bactericida, terá a morte bacteriana e no caso da ação bacteriostática terá o impedimento da replicação bacteriana, deixando com o que o sistema imunológico combata e a mesma morra naturalmente.

Essa pergunta foi realizada através do Guia da Farmácia Responde!
Envie também seus questionamentos e dúvidas para serem respondidos por consultores especializados e publicados aqui no portal Guia da Farmácia.

Ver dúvidasEnviar dúvida

Deixe um comentário