Gostaria de saber qual o tamanho mínimo de uma drogaria por partes

Muitas áreas devem respeitar as exigências mínimas da legislação local, como é o caso das Salas de Injetáveis e de Atenção Farmacêutica, área de Depósito para Material de Limpeza (DML) e WC.

As medidas mínimas exigidas pela maioria dos estados brasileiros são: 3m² para Sala de Injetáveis e 6m² para a Sala de Atenção Farmacêutica.

Área de dispensação: tamanho mínimo permitido são 30m².

Banheiro adequado PNE ou portadores de necessidades especiais: tamanho mínimo de 1,20 x 1,70 m, permitindo a rotação de uma cadeira de rodas, para a locomoção de um cadeirante.

Banheiro comum: 1,10 x 2,30 m, lembrando que é necessário dispor de antessala separada do vaso sanitário.

Guarda volumes: depende da quantidade de colaboradores, em geral uma loja de 50 a 120 m² deve dispor de um espaço de 6 m².

Área de medicamentos: a partir de 120m lineares considerando Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs) fora da linha de balcões, para melhores resultados. Quando falamos de Gerenciamento por Categorias de MIPs, utilizamos a partir de três módulos de 1 m cada, se trabalhadas todas as categorias, devem ser considerados sete módulos (7 m).

Corredores: a partir de 90 cm para aproveitamento visual de todas as prateleiras e para acessibilidade especial.

As áreas disponibilizadas para as demais categorias (dermo, infantil, mundo homem, ortopédicos, cutelaria, suplementos, boa forma, entre outros) devem ser definidas de acordo com as estratégias de cada loja. Uma drogaria localizada num bairro onde existe uma população mais idosa ou que tenha presença de clínicas de repouso e hospitais, por exemplo, pode contar com uma área maior para a exposição e gerenciamento da categoria de Ortopédicos, já que uma estratégia comercial pode ser explorar essa categoria foco, por existir um público potencial para tal.

Para ser viável, uma loja deve ter a partir de 60 m², sendo acima de 10 0m² uma metragem considerada ideal. Vale lembrar que os valores operacionais entre uma loja de 60 e de 100 m² são praticamente os mesmos, por isso a necessidade de se trabalhar com um projeto inteligente, o qual o fluxo de compra e gerenciamento por categorias precisam ser muito bem estudados para que o máximo potencial de cada ponto de venda (PDV) seja realmente utilizado.

Vale ressaltar que um bom projeto, com um bom layout, combinado com a escolha correta de mobiliários pensados para este varejo, são capazes de aumentar em 30% o faturamento de uma loja, daí a importância de se trabalhar com inteligência desde o início do projeto, com especialistas em layout e fluxo de compra, a fim de maximizar o potencial de cada espaço e categoria, trazendo os melhores resultados para cada loja.

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Sobre o colunista

Diretor comercial da Metalfarma.

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