fbpx

Sertralina é tarja Preta? Fica dependente desse remédio?

O Cloridrato de Sertralina é tarja vermelha. Este medicamento faz parte de um grupo farmacológico chamado de “Inibidores seletivos da receptação de Serotonina (ISRS)”, este grupo é considerado o mais prescrito no mundo, dentro deste grupo, as drogas são novas e seguras, tem a vantagem dos efeitos colaterais serem leves.

Este grupo age inibindo a recaptação da Serotonina, que é uma substância envolvida em diversos processos no nosso organismo, como humor, emoção, sono e apetite. Como consequência desta inibição, a Serotonina fica por mais tempo disponível na corrente sanguínea, assim ajudando no humor, sono, emoção e apetite como foi dito acima.

De acordo com Psiquiatra, o medicamento não causa dependência. Mas, algumas pessoas acreditam que estão dependentes por três motivos:

  • Dependência psicológica pode ser desenvolvida com qualquer medicação, incluindo várias que não são utilizadas na psiquiatria;
  • Ao se retirar a medicação precocemente pode ocorrer de retomar os sintomas de depressão e ansiedade que estavam sendo controlados com o uso do remédio;
  • Ao se retirara medicação subitamente (ao invés de realizar retirada gradual) podem ocorrer alguns efeitos colaterais.

Portanto, é de extrema importância o cuidado com o tratamento. Não se deve interromper o tratamento sem o auxílio médico, pois o médicoirá te auxiliar na melhor maneira para isso acontecer, evitando que os efeitos surjam novamente, e assim não ter a necessidade de tomá-los novamente. Por este motivo que as pessoas acreditam estar dependentes, pois interrompem o tratamento sem o auxílio médico, e por consequência precisam retornar com o tratamento.

Essa pergunta foi realizada através do Guia da Farmácia Responde!
Envie também seus questionamentos e dúvidas para serem respondidos por consultores especializados e publicados aqui no portal Guia da Farmácia.

Ver dúvidasEnviar dúvida



Deixe um comentário