Fornecer nutrientes, substâncias bioativas, enzimas ou probióticos em complemento à alimentação. Esses são alguns dos papéis dos suplementos alimentares, produtos que surgem cada vez mais personalizados no mercado1.
Com o passar dos anos, a composição desses produtos levou em consideração, também, as necessidades nutricionais por faixa etária ou até mesmo as individuais, o que se tornou uma tendência mundial na categoria2.
Assim, públicos cada vez mais específicos recebem suplementos para suas necessidades, a exemplo do universo feminino. Existem vitaminas importantes e capazes de amenizar os sintomas da Tensão Pré-Menstrual (TPM), ajudar no processo do envelhecimento com qualidade, melhorar o tônus da pele, reduzir celulites, entre outros benefícios para a mulher3.
Mas seja qual for o objetivo, é fundamental o acompanhamento de um profissional da área de saúde, a exemplo de nutricionistas e médicos endocrinologistas ou nutrólogos, para que a utilização seja feita com segurança e eficácia4.
Cinco alimentos que diminuem a TPM e a cólica
1. Arroz integral: rico em fibras e nutrientes, o arroz integral ajuda a regular o sistema digestivo e a manter os níveis de energia estáveis. Ele também contribui para a produção de serotonina, o que pode melhorar o humor durante a Tensão Pré-Menstrual (TPM).
2. Banana: fonte natural de vitamina B6, a banana pode ajudar a reduzir os sintomas de irritabilidade e cansaço associados à TPM. Além disso, é rica em potássio, que ajuda a prevenir o inchaço.
3. Salmão: rico em ômega-3, o salmão possui propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a reduzir as cólicas menstruais. O consumo regular de ômega-3 também está associado a um melhor equilíbrio hormonal.
4. Grão-de-bico: fonte de triptofano, um aminoácido essencial para a produção de serotonina e melatonina, o grão-de-bico pode ajudar a melhorar o humor e a qualidade do sono, ambos afetados durante a TPM.
5. Chia: as sementes de chia são ricas em fibras, antioxidantes e ômega-3. Elas ajudam a reduzir a inflamação e a estabilizar os níveis de açúcar no sangue, o que pode prevenir picos de humor e irritabilidade.
Fonte: Fleurity
Referências
1. Portal Guia da Farmácia. Disponível em: guiadafarmacia.com.br/materia/nutrientes-especificos-para-cada-necessidade. Acesso em: 16/07/2024.
2. Portal Guia da Farmácia. Disponível em: guiadafarmacia.com.br/especial/atendendo-a-pedidos. Acesso em: 16/07/2024.
3. Dra. Patrícia Santafé. Disponível em: patriciasantafe.com.br/vitaminas-e-organismo-feminino. Acesso em: patriciasantafe.com.br/vitaminas-e-organismo-feminino. Acesso em: 16/07/2024.
4. Portal Guia da Farmácia. Disponível em: guiadafarmacia.com.br/em-pesquisa-63-dos-participantes-dizem-preferir-suplementar-a-modificar-habitos-alimentares. Acesso em: 16/07/2024.
Foto: Shutterstock
Leia mais:
Como orientar o cliente da farmácia na compra de vitaminas?