Close Menu
Login
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Notícias
    • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Anuário Farmacêutico 2026
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia da Farmácia Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
ASSINE o Guia da Farmácia Cadastre-se na Área Restrita
Guia da Farmácia
×

Área Restrita

Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

Cadastre-se

Esqueceu a senha?
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Login
Alternar modo escuro/claro
Guia da Farmácia Guia da Farmácia
Guia da Farmácia
  • Notícias
    • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Anuário Farmacêutico 2026
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia da Farmácia Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
← Escolha a categoria da busca
ASSINE o Guia da Farmácia
Mercado

Perspectivas para o varejo farmacêutico em 2020

Guia da Farmácia Por Guia da Farmácia 9 de março de 2020 Atualizado em: 09 de abril de 2024 Nenhum comentário 4 Minutos de leitura
lilly crescimento 1

O mercado farmacêutico passa por transformações diariamente: as farmácias clínicas, os remédios à base de Cannabis e a chegada do coronavírus ao Brasil são só algumas das últimas movimentações do setor.

Mesmo diante destes desafios e da instabilidade econômica do País que ainda não foi vencida, a palestrante e consultora de empresas, Silvia Osso, acredita que o desempenho do varejo este ano, considerando a realidade das redes e das independentes, deve se manter num crescimento considerável.

“Mesmo em épocas ruins, nos três últimos anos, o varejo farmacêutico vem crescendo perto de dois dígitos. Portanto, há uma esperança de que continue da mesma forma”, conta Silvia.

A consultora conta que para as redes e as farmácias independentes as principais oportunidades de crescimento estão na otimização dos resultados melhorando o sistema de gestão.

“Aumentar o número de lojas e a capilaridade não me parece uma boa oportunidade para este ano. Já possuímos um universo de 80 mil farmácias e o Brasil contabiliza um ponto de venda para cada 2.700 habitantes, segundo levantamento realizado pela IQVIA. É preciso otimizar os resultados trabalhando melhor o sistema de gestão”, acrescenta Silvia.

A especialista também afirma que ainda há muito para crescer trabalhando bem a venda de medicamentos e serviços no varejo farmacêutico.

“A inclusão de serviços na área de medicamentos deve crescer cada vez mais com a atenção farmacêutica (ou consultórios farmacêuticos) e sua aplicabilidade voltada para os diabéticos, hipertensos, antitabagismo, obesidade, e entre outros. Também entram nesta lista as aplicações de vacinas; os exames laboratoriais; a venda de produtos sem glúten ou sem lactose, por exemplo”, enumera Silvia. Além disso, na a área de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPC) a introdução de “experiências” deve crescer com orientações mais completas sobre cuidados com a pele, corpo e aplicação de maquiagem.

Desafios futuros no varejo farmacêutico

Ainda há muitos desafios, tanto para as redes como para as farmácias independentes, segundo avalia Silvia Osso. Entre eles,  os softwares, que precisam ser mais robustos para permitir um entrosamento entre compras, vendas, armazenamento de dados sobre clientes e seus hábitos totalmente on-line; engajar o consumidor aos valores da marca usando os meios e as plataformas corretas para atraí-lo; e oferecer produtos sob medida, conforme a necessidade do cliente, por meio de múltiplos formatos de conteúdo para diferentes públicos.

“O uso de aplicativos precisa crescer ainda mais, porque atualmente poucas redes o usam. Além disso, a profissionalização precisa ser ainda mais focada em gestão, compras, precificação e atendimento.Criar propósitos claros para as empresas e provocar experiências de compras também será um desafio; além, é claro, de um atendimento sob novas óticas”, complementa Silvia.

A consultora também citou como a tecnologia pode ser utilizada no ponto de venda, nos serviços farmacêuticos.

“Alguns recursos tecnológicos podem melhorar os serviços farmacêuticos, principalmente os da RDC 44/2009, quando atualizada. São eles:atendimento clínico através da telemedicina, realização de testes laboratoriais rápidos (urina, hemograma, Beta HCG, colesterol, entre outros) com disponibilidade de laudos on-line, prontuário on-line com registro de medicamentos adquiridos/utilizados e/ou atendimento com receituário virtual, via uso de QR Code”, conclui, ressaltando que todos esses exemplos se tratam de soluções baseadas em sistemas que já existem e que podem ser adaptados facilmente ao setor farmacêutico.

Lei Geral de Proteção de Dados no mercado de farmácias
Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Shutterstock

Guia da Farmácia
Guia da Farmácia

Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edição Atual

Novos Horizontes no Varejo Farmacêutico Baixar Prévia

Notícias da Última Edição

A farmácia do futuro: de ponto de venda para Ponto de Cuidado

3 de setembro de 2026 Leia mais »

Mais tecnologia no varejo farmacêutico não significa, necessariamente, mais eficiência

2 de setembro de 2026 Leia mais »

Redes Sociais

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Telegram
  • WhatsApp

Sobre

Guia da Farmácia Selo

Revista dirigida aos profissionais de saúde.

Rua da Paz, 1601
Conj 507
Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP
04713-002
Tel: (11) 5082-2200
Clique aqui para enviar uma mensagem

Estamos nas redes sociais:

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de Serviço são aplicados.

Institucional

  • Contento
  • Anuncie
  • Loja Virtual
  • Assine o Guia da Farmácia
  • Qual Remédio
  • Farma Minuto
  • Outros sites do Grupo
    • Guia de Similares
    • Guia de Genéricos
  • LGPD – Política de privacidade

Últimos Posts

GUM lança linha de higiene bucal infantil Guerreiras do K-pop

GUM lança linha de higiene bucal infantil Guerreiras do K-pop

11 de setembro de 2026
Merck, SBD e Prefeitura de Guarulhos lançam programa de capacitação em diabetes e pré-diabetes

Merck, SBD e Prefeitura de Guarulhos lançam programa de capacitação em diabetes e pré-diabetes

11 de setembro de 2026
4 em 10 brasileiros usaram medicamentos sem eficácia contra Covid

4 em 10 brasileiros usaram medicamentos sem eficácia contra Covid

11 de setembro de 2026
Concurso da Saúde prevê 7.027 vagas; veja oportunidades para farmacêuticos

Concurso da Saúde prevê 7.027 vagas; veja oportunidades para farmacêuticos

11 de setembro de 2026
Wegovy tira 40% das crianças da classificação de obesidade em estudo de fase 3

Wegovy tira 40% das crianças da classificação de obesidade em estudo de fase 3

11 de setembro de 2026