A pesquisa Connected Life, da Kantar, detectou que 59% dos internautas brasileiros pesquisam mais de uma vez por semana por produtos da categoria de cuidados pessoais na web, sendo que 28%, efetivamente, compram no on-line, o que demonstra uma quantidade expressiva de possíveis clientes no e-commerce.
Por outro lado, considerando que a influência digital cresce de forma rápida, ela também influencia a compra off-line, uma vez que muitas pessoas pesquisam no on-line o que vão comprar na loja física. “Por mais que a compra on-line ainda seja pequena, a presença no ambiente digital, com campanhas, nas redes sociais ou mesmo no e-commerce, são fundamentais para todas as marcas, já que esta exerce grande impacto na compra, independentemente de onde ela é finalizada (on-line ou off-line)”, explica a diretora de marca e-commerce da Kantar, Luciana Piedemonte.
O estudo ainda detalha o gap potencial das subcategorias dentro de cuidados pessoais, como: cosmético (32%), perfume (33%), cuidado facial (36%), pele (40%) e cabelo (44%).
Analisando um pouco mais a categoria de cuidados com o cabelo, vemos uma enorme gama de touchpoints com este consumidor cada vez mais conectado. São em média 21 pontos de contato, sendo apensas ¼ deles no ambiente digital. Assim, as marcas de produtos para o cabelo têm muitas oportunidades para influenciar o shopper em momentos diferentes da jornada de compra, o que torna complexa a definição de onde focar esforço e investimento para influenciar esse comprador. “As consumidoras têm uma grande interação com essa categoria. Tanto antes quanto no momento da compra são três vezes mais pontos de contato do que a categoria de refrigerante”, pontua Luciana.
Fonte: Guia da Farmácia
Foto: Shutterstock
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