Pesquisa aponta que a maioria dos consumidores compra levando em conta o atendimento, mesmo assim, apenas 11% dos brasileiros saem totalmente satisfeitos dos atendimentos
De acordo com a Hibou, empresa de monitoramento e pesquisa, o consumidor brasileiro gosta de um bom atendimento na hora de realizar sua compra.
A pesquisa foi realizada com mais de 2.600 pessoas, em outubro, onde notou-se uma grande relevância que o atendimento tem na hora da compra de produtos e serviços, mesmo que 98% dos brasileiros busque a qualidade daquilo que está comprando, 94% querem mesmo é um bom atendimento. 79% quer preço e 81% olha para a garantia.
“Apesar de serem consumidores preocupados com a qualidade no atendimento, apenas 11% se consideram totalmente satisfeitos, 39% fica muito satisfeito e, por fim, 40% médio satisfeito com a forma como é atendido quando está comprando algo. Na opinião dos brasileiros, na pesquisa sobre o consumidor e o atendimento, as marcas mais citadas que melhor atendem seus clientes são: Amazon, Magazine Luiza, Mercado Livre, Apple, Brastemp, Samsung, Nubank“, diz a sócia da Hibou e responsável pela pesquisa, Ligia Mello,.
O que é um bom atendimento para o brasileiro?
Para 96,7% é o atendente ouvir o que estão falando.
E para 96,5% é o atendente explicar de maneira clara o que está sendo questionado,.
Já para 95,8% é conhecer bem do produto ou serviço que está oferecendo.
Enquanto isso, para, 94,3% é ser claro em relação às vantagens e desvantagens de um produto.
E, por fim, 91,3% ter agilidade para resolver dúvidas e 73,3% sugestões pertinentes ao que está sendo buscado.
Fidelidade das marcas
A fidelidade às marcas, de acordo com metade dos brasileiros está no bom atendimento. “Grande oportunidade para todos os tipos de verticais. Aprimore seu atendimento que a chance de recorrência é maior” explica Ligia. Para desistir de vez de uma marca, 53,9% passam por 2 ou 3 experiências ruins – ou seja, são muitas chances – e, por conseguinte, 33,3% após uma experiência ruim.
O que espanta de vez o cliente?
Para 72,3% dos brasileiros, uma marca não tem chance após grosseria de funcionário.
Já para 61.1%, não se pode fazer negócio com quem esteja em sites de reclamação do consumidor. 55,4% perde a confiança em empresa que sai em noticiário com escândalo de corrupção.
“Interessante prestar atenção no papel do funcionário. Para 52% dos brasileiros, visto que, um funcionário da empresa impacta totalmente a experiência de compra. O que isso nos mostra, como uma grande conclusão: treinamento é fundamental“, afirma Ligia.
Além disso, um ponto importante levantado na pesquisa é que existem alguns itens pelos quais os consumidores estão dispostos a pagar mais para ter na sua rotina de consumo. 18,2% pagaria um pouco mais para comprar de marcas responsáveis socialmente, 16% se a marca realmente entregasse eficiência e 12% para marcas que tornassem o pagamento mais fácil e rápido.
Fonte: Hibou
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