Pesquisa inédita revela que 90% dos consumidores confiam mais nas empresas com propósito

Quatro fatores pesam muito fortemente nas decisões de compra: o comportamento ético, o tratamento aos funcionários, a autenticidade e o cuidado ambiental

Com o objetivo de dimensionar o valor, o impacto e a percepção do propósito corporativo das empresas e seu nível de influência sobre o comportamento das pessoas, seja para consumir, recomendar ou trabalhar numa empresa, a InPress Porter Novelli acaba de lançar o PPI Brasil 2021 ® (Purpose Premium Index), em parceria com o Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (Ibpad).

Baseado em metodologia desenvolvida pela Porter Novelli Internacional já aplicada em outros países, e adaptada à cultura brasileira, o estudo avalia também a reputação das maiores corporações que atuam no país e, mais profundamente, a dimensão relacionada ao propósito e seus atributos.

Empresas com propósito

Do total de entrevistados, cerca de 90% confiam mais em uma empresa com propósito.

88% preferem comprar marcas que defendem algo maior do que seus produtos e serviços.

E 76% dizem perceber quando uma empresa age de forma contrária aos seus valores.

Além disso, autenticidade, ética, tratamento aos funcionários e proteção ao meio ambiente são os fatores ligados ao propósito que mais pesam na hora de escolher uma marca.

PPI

” O estudo serve de referência sobre a visão e opinião pública a respeito do tema e é um importante insumo para formulação de estratégias de gestão, posicionamento corporativo, marketing e comunicação das empresas que operam no país”, pontua Roberta Machado, CEO da InPress Porter Novelli.

“É fundamental entendermos todos os fatores que constroem a reputação, em diferentes dimensões. Em um momento no qual a política está tão presente nas discussões, torna-se cada vez mais importante para marcas e corporações entender a percepção e a relevância do propósito para o seu público. A pesquisa dá ótimas diretrizes para isso”, completa o diretor executivo do Ibpad, Max Stabile.

Foram realizadas duas rodadas da pesquisa, totalizando quase 4 mil entrevistas que revelam que, dos atributos que compõem o propósito.

O cuidado com as comunidades e a preocupação com o meio ambiente aparecem como os dois mais importantes na opinião dos entrevistados.

Gerações  

Entre as gerações, os Millenials tendem, então, a valorizar mais a defesa de causas e a solidariedade.

Enquanto a geração X aprecia mais a contribuição social e o cuidado com as comunidades.

As pessoas da classe DE e aquelas que possuem ensino fundamental destacam-se por se importarem mais com a solidariedade e a contribuição social.

Propósito maior

As 100 maiores empresas do ranking Valor 1000 (2020) foram apresentadas aos entrevistados, incluindo as específicas de bancos, seguradoras e planos de saúde.

Após a aplicação de um filtro de familiaridade, seguiram para a segunda etapa 55 empresas, sobre as quais os entrevistados declararam possuir conhecimento.

Esta segunda rodada contou com uma amostra de 2.500 respondentes, representativa do perfil demográfico brasileiro.

As duas etapas foram realizadas online nos meses de maio e junho deste ano.

Para o grupo das 55 maiores empresas conhecidas pela população em geral, a pesquisa fornece dois principais indicadores (KPIs) – o Reputation Index e o Purpose Index.

O primeiro é composto de duas outras dimensões: credibilidade e performance.

Já o segundo abrange cinco atributos-chave:

Contribuição social, solidariedade, defesa de causas, cuidado com as comunidades e cuidado com o meio ambiente.

As amostras foram ponderadas para que representassem a população brasileira em termos de gênero, faixa etária, classe e região.

Pandemia

O estudo apontou um nível muito alto de relevância atribuída às ações voltadas ao propósito no contexto da pandemia.

Afinal, a crise provocada pela Covid-19 elevou as expectativas da população em relação ao papel social das organizações.

E também despertou a consciência das empresas sobre sua contribuição para a sociedade.

De acordo com o estudo, oito em cada 10 entrevistados consideram muito importante as empresas darem apoio e cuidado aos funcionários, clientes e comunidades.

Dessa maneira, também é possível verificar que Empresas Com Propósitos (EcP) alcançam maior nível de engajamento dos entrevistados.

Principalmente quanto à conexão emocional e à disposição em falar bem das empresas.

Contudo, vale mencionar que o desempenho de propósito e reputação das Top 55 apresenta diferenças por setor da economia.

Sendo que Veículos & Peças e Alimentos & Bebidas atingiram a melhor pontuação em ambos os índices.

Fonte:  InPress Porter Novelli

Foto: Shutterstock

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