Quais são os medicamentos genéricos mais recomendados pelos médicos? A oitava edição da pesquisa Performance Farmacêutica, conduzida pela Ipsos em parceria com Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma), traz insights e o ranking de empresas que tiveram a melhor performance no último ano na avaliação de 650 médicos de 16 especialidades.
A pesquisa consultou os profissionais entre julho e agosto de 2024 e analisou várias dimensões das indústrias farmacêuticas, como imagem corporativa, inovação, confiança, melhores representantes, produtos, interações digitais, entre outros.
“Ao longo dos últimos oito anos, a Ipsos, em parceria com o Sindusfarma, tem conduzido pesquisas sobre o desempenho da indústria farmacêutica. Este período foi marcado por mudanças significativas, tanto globalmente quanto na forma como conduzimos nossas operações. Um dos principais marcos foi o monitoramento da percepção da comunidade médica sobre a indústria farmacêutica, antes e depois da pandemia. Desde 2020, adicionamos ao estudo um foco específico na percepção digital”, resume a Diretora de Healthcare na Ipsos, Ana Luiza Pesce.
O Guia da Farmácia esteve presente no evento de lançamento do estudo, realizado em São Paulo (SP), em março, com a presença do CEO da Ipsos no Brasil, Marcos Caliari, que destacou que a saúde é, atualmente, a principal preocupação do brasileiro, seguida de violência, desigualdade social e inflação, segundo levantamento do instituto.
O mais recente estudo global de tendências da Ipsos também destaca que uma delas é a saúde consciente, ou seja, a saúde deixa de ser um tratamento para se tornar um processo holístico, no qual o bem-estar mental é tão ou mais importante que o físico. “Além disso, a saúde está cada vez mais interconectada. Saúde não é mais apenas remédio, mas alimentação e tecnologia, com dispositivos conectados que monitoram o corpo, por exemplo”, disse Caliari.
Inteligência artificial na indústria farmacêutica
Durante o evento, também foi realizado um painel de discussão sobre o papel crescente da inteligência artificial na área da saúde. Executivos da Ipsos, Sanofi e EMS participaram do bate-papo compartilhando experiências e adaptações decorrentes dessa evolução tecnológica.
A Chief Comercial Officer Healthcare da Ipsos Global, Jo Appleton, também esteve presente para falar sobre as possibilidades que a Inteligência Artificial Generativa traz para o setor.

“O estudo deste ano traz a inteligência artificial para a discussão e a indústria precisa participar ativamente desse processo. Não dá para fugir dessa onda digital”, afirmou o consultor da Gerência de Inteligência de Mercado e Business Support do Sindusfarma, Fabio Moreira, também presente no evento. Para ele, a IA é o futuro e representa um desafio que requer maior engajamento da indústria farmacêutica.
Marcas de genéricos mais recomendadas
De acordo com a pesquisa, na dimensão que avaliou os genéricos, Eurofarma e EMS são reconhecidos como os laboratórios principais em termos de percepção de qualidade nos últimos três anos. “Em 2024, Eurofarma lidera com 19% das menções, enquanto EMS segue de perto com 15%. Esta coerência sugere uma forte presença e reputação contínua no mercado de genéricos”, diz Ana Luiza, da Ipsos.
“A Medley mostra uma ligeira redução na percepção geral, especialmente quando considerada a comparação entre 2022 e 2024. No entanto, continua forte em várias especialidades. Já a Neo Química e Sandoz apresentam flutuações em sua posição, mas ainda mantêm uma boa presença geral”, avalia a executiva.
Ela explica que alguns laboratórios ganharam a preferência em áreas específicas. “EMS tem uma forte preferência entre endocrinologistas e ginecologistas ao longo dos anos. Aché e Biolab também são notavelmente reconhecidos em várias especialidades, frequentemente posicionados no top 5. Alguns laboratórios, como Momenta e Biolab, têm presenças intermitentes, aparecendo em certas especialidades, mas não tendo uma presença consistente no ranking geral”.
Conheça, a seguir, os resultados da pesquisa em relação a medicamentos genéricos.
RANKING GENÉRICOS DE QUALIDADE
PESQUISA PERFORMANCE FARMACÊUTICA 2025 – IPSOS/SINDUSFARMA
Oncologista
1º Eurofarma
2º MSD e AstraZeneca
3º Libbs
Hematologista
1º Eurofarma e EMS
2º Medley
3º Janssen
Neurologista
1º Eurofarma
2º EMS
3º Aché
Psiquiatra
1º Eurofarma
2º Medley
3º EMS
Urologista
1º EMS
2º Eurofarma
3º Medley
Reumatologista
1º EMS
2º Eurofarma
3º Aché
Cardiologista
1º EMS
2º Medley
3º Eurofarma e Aché
Endocrinologista
1º Eurofarma
2º Aché
3º EMS e Medley
Gastroenterologista
1º EMS
2º Eurofarma
3º Aché
Pneumologista
1º Eurofarma
2º Medley
3º EMS
Otorrino
1º Eurofarma
2º Medley
3º EMS
Ginecologista
1º Eurofarma
2º Medley
3º EMS
Pediatra
1º Eurofarma
2º Medley
3º Aché
Dermatologista
1º Eurofarma
2º EMS
3º Medley
Ortopedista
1º EMS
2º Eurofarma
3º Aché
Clínico Geral
1º Eurofarma
2º Aché
3º Medley
Foto de abertura: Shutterstock
Leia mais
Genéricos puxam crescimento do setor varejista brasileiro