Pfizer adquire Array BioPharma por US$ 11 bilhões

Empresa terá a oportunidade de fortalecer a liderança na categoria em oncologia

A Pfizer e a Array BioPharma anunciaram hoje que firmaram um acordo de fusão definitivo sob o qual a Pfizer adquirirá a Array, uma empresa biofarmacêutica focada na descoberta, desenvolvimento e comercialização de medicamentos para tratar o câncer e outras doenças de alta necessidade não atendidas. A Pfizer concordou em adquirir a Array por um valor total aproximado de US$ 11,4 bilhões. “A proposta de aquisição da Array fortalece nosso inovador negócio biofarmacêutico, deve aumentar sua trajetória de crescimento a longo prazo e prepara o terreno para criar uma franquia potencialmente líder do setor para o câncer colorretal, juntamente com a expertise da Pfizer em câncer de mama e próstata”, disse o diretor executivo da Pfizer, Albert Bourla.

Nos EUA, o câncer colorretal é o terceiro tipo mais comum de câncer em homens e mulheres. Estima-se que 140.250 pacientes foram diagnosticados com câncer de cólon ou reto em 2018, e aproximadamente 50.000 são estimados para morrer da doença a cada ano. Mutações são estimadas para ocorrer em até 15% dos casos de câncer colorretal e representam um prognóstico ruim para esses pacientes.

O Array também traz uma ampla linha de medicamentos direcionados para o câncer em desenvolvimento, bem como um portfólio de medicamentos potencialmente melhores da categoria e/ou os primeiros da categoria, que devem gerar royalties significativos ao longo do tempo.  “Estamos incrivelmente orgulhosos de a Pfizer ter reconhecido o valor que o Array trouxe aos pacientes e nosso notável legado descobrindo e avançando moléculas com grande potencial para impactar e estender a vida de pacientes com necessidades críticas”, disse o diretor executivo da Array, Ron Squarer.

Após o fechamento da transação, os funcionários da Array se unirão à Pfizer e continuarão a ser localizados em Cambridge, Massachusetts e Morrisville, Carolina do Norte, bem como a Boulder, Colorado, que se torna parte da rede de pesquisa e desenvolvimento de oncologia da Pfizer, além de La Jolla, Califórnia e Rio das Pérolas, Nova Iorque.

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Shutterstock

Cade aprova com restrições joint venture entre Pfizer e GSK

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Deixe um comentário