Com um crescimento em todo o portfólio, a Pfizer dobrou seus resultados no Brasil no primeiro semestre de 2025 – na comparação com o mesmo período do ano anterior. Os dados comerciais internos da Pfizer Brasil levam em conta toda as operações da empresa no País.
As informações registradas pela IQVIA, que não incluem as importações diretas realizadas pela Pfizer, indicam que os resultados da companhia aumentaram 36,2%, em 2º nível de preço (PMB+NRA), entre dezembro de 2024 e março de 2025 (em relação ao mesmo intervalo do ano anterior). Mesmo nesse recorte com dados parciais, o crescimento da Pfizer Brasil supera em mais de três vezes o resultado do setor farmacêutico, que avançou 11,5% no mesmo período.
Eficiência operacional
“Nossos resultados refletem o intenso trabalho de melhoria da nossa eficiência operacional que realizamos no último ano, marcado pelo fortalecimento da estrutura de customer facing da Pfizer no Brasil, reforçando nossa cultura de resultados, alta performance e excelência”, diz o executivo Alexandre Gibim, à frente da presidência da Pfizer Brasil desde o início de 2024. “O crescimento também está relacionado à força de produtos inovadores lançados recentemente no Brasil, como as vacinas Abrysvo (para prevenção de infecções pelo vírus sincicial respiratório) e Prevenar 20 (que oferece a mais completa proteção contra as doenças pneumocócicas, já que 5 de seus 7 sorotipos adicionais não estão contidos em nenhuma outra vacina pneumocócica conjugada aprovada no Brasil”, complementa.
Pesquisa científica
Maior mercado da Pfizer na América Latina, o Brasil tem participação importante no trabalho de pesquisa científica da companhia. O valor dos investimentos em estudos clínicos no País tem sido crescente nos últimos anos, passando de US$ 11,85 milhões, em 2022, para US$ 12,33 milhões no ano seguinte – e chegando a US$ 13,31 milhões em 2024.
Atualmente, o Brasil participa de 47 estudos clínicos da Pfizer, em parceria com 332 centros de pesquisa, atuando em áreas essenciais, tais como oncologia, hematologia, vacinas, doenças infecciosas e cardiovasculares.
Oncologia
Concentrando mais de 40% dos investimentos em estudos clínicos no Brasil, o segmento de oncologia constitui uma das prioridades da companhia em todo o mundo: 55 do total de 108 programas do pipeline global da Pfizer estão focados no desenvolvimento de soluções inovadoras para o enfrentamento do câncer, com o objetivo de avançar no combate a tumores desafiadores – seja pelas elevadas taxas de mortalidade (como o câncer de pulmão e o câncer colorretal), ou pela elevada prevalência (a exemplo dos tumores de próstata e mama).
Terapia combinada
No Brasil, um dos destaques mais recentes da oncologia Pfizer é a combinação de medicamentos para um tipo agressivo e desafiador de câncer de próstata avançado, tratamento que acaba de ser aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Trata-se da terapia combinada de Talzenna (talazoparibe) com enzalutamida, desenvolvida pela Pfizer e indicada para o estágio mais avançado da doença (fase metastática), em pacientes com tumores que continuam a crescer mesmo após a realização do bloqueio hormonal (castração), com ou sem mutações no gene HRR. Vale destacar que o câncer de próstata é um dos tumores mais comuns entre os homens de toda as regiões do Brasil, atrás apenas do câncer de pele não melanoma.
Fonte: Pfizer
Foto: Shutterstock
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