Pfizer submete à Anvisa dados de fase III do estudo para vacina contra Covid-19

A farmacêutica, no entanto, não entrou com pedido de registro ou autorização de uso emergencial da vacina

A farmacêutica Pfizer submeteu à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) dados da fase III de ensaios clínicos da vacina contra Covid-19. O envio dos dados foi feito, então, na última quarta-feira (16)  por meio do processo de submissão continuada aberto pela agência.

Apesar da Pfizer ter enviado os dados  de sua vacina à Anvisa, de acordo com esse modelo, não é necessário concluir todos os estudos antes de enviar as informações à agência, isso pode ser feito enquanto as próximas fases da pesquisa estão em desenvolvimento.

Todavia, apesar da submissão desses dados, que são a etapa final da pesquisa, a farmacêutica, no entanto, não entrou com pedido de autorização emergencial de uso ou pedido de registro.

Até o momento, segundo a Anvisa, nenhuma empresa solicitou registro ou autorização de uso emergencial ao órgão.

Outras vacinas na fase III

Além da Pfizer, somente a vacina de Oxford tem dados de fase III apresentados na agência.

A Sinovac, laboratório chinês produtor da Coronavac, e a Janssen ainda não enviaram esses dados à Anvisa.

O governo Brasil firmou, portanto, um memorando de intenções para aquisição de 70 milhões de doses da vacina da Pfizer. Cerca de 8,5 milhões de doses chegarão ao Brasil no primeiro trimestre de 2021.

No último dia 16, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, voltou a afirmar que todas as vacinas que estiverem no Brasil contra a Covid-19 serão, portanto, do Programa Nacional de Imunização, gerenciado pela pasta por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), “sem exceção”.

“Todas as vacinas com eficácia e registro da Anvisa poderão ser adquiridas”, diz Pazuello 

Fonte: Globo

Foto: Shutterstock

Deixe um comentário