A farmacêutica mineira Pharlab se constitui como uma herança da Biogaran – empresa francesa de genéricos. Presente em mais de 90 mil farmácias nacionais, entre os carros-chefes da companhia na área de genéricos estão medicamentos como o antidiabético gliclazida e o antibiótico azitromicina.
“Nosso foco são os medicamentos genéricos que representam em torno de 60% da demanda (IQVIA). O antidiabético gliclazida e o antibiótico azitromicina estão entre as moléculas mais importantes da linha. Entre as marcas, Escopen Composto, Nebactrina e Fenaflex ODC são as isentas de prescrição mais relevantes”, pontuou o presidente da Pharlab, Eduardo Martins.
O parque fabril e logístico da farmacêutica está localizado no centro-oeste mineiro, na cidade de Lagoa da Prata, onde hoje emprega mais de 500 funcionários. “Estamos passando por ampliações e, até o fim de outubro de 2020, teremos a capacidade de produção duplicada, assim, suportando nosso crescimento de mercado e gerando mais empregos para a região. A central logística foi inaugurada em janeiro e concentra as operações de armazenagem e expedição de produto acabado. Ao todo, temos aproximadamente 22 mil m² de área construída para uma produção de 2,5 bilhões de doses/ano. Além disso, outra parte da produção é terceirizada e também envolve importação de produtos acabados”, contou o executivo.
Dinâmica industrial
De acordo com Martins, a dinâmica industrial mudou muito nos últimos meses. “A cada dia, enfrentamos diferentes desafios, como compra de materiais indiretos, remanejamento de pessoal devido afastamentos e home office. Mesmo assim, com o comprometimento dos colaboradores, conseguimos manter os níveis de produção e, inclusive, atingir recordes, o que nos faz acreditar cada vez mais no espírito de engajamento e superação do nosso time. Não faltou insumo para abastecer nossa demanda, o que estamos vendo é uma demanda excessiva de alguns itens ligados à Covid-19. Entre as medidas tomadas, criamos um comitê de crise para acompanhar e atualizar diariamente as informações. A maioria de nossos colaboradores administrativos está em home office e a equipe comercial está atendendo remotamente. Além disso, criamos rodízios de horários no refeitório e regras de distanciamento, afastamos o grupo de risco e distribuímos máscaras para nossos colaboradores e parceiros”, explicou Martins.
A Pharlab cresceu 17,3% no acumulado dos últimos 12 meses e o ritmo acima do mercado farmacêutico tem sido impulsionado pelos lançamentos. “Temos em torno de 30 novos produtos chegando às farmácias (Fonte: IQVIA MAT 2020 – R$ PPP)”, destacou o empresário.
Abrangência da Pharlab no País
Hoje, a cobertura da Pharlab abrange mais de 90% das farmácias do Brasil. “Estamos presentes em todo o território brasileiro, acompanhando a dinâmica própria de cada região. Com o canal farma, visamos uma parceria de longo prazo, com relação de ganha-ganha, com foco em agregar valor ao negócio do cliente. Além disso, sempre que possível, temos participado em todas as associações e iniciativas que visam fortalecer o varejo farmacêutico”, pontuou Martins.
Os planos para o futuro também são promissores. “Nossas apostas estão concentradas no Centro de Pesquisa & Desenvolvimento, inaugurado em janeiro de 2019; no novo Centro de Armazenamento e Distribuição (CAD), inaugurado em janeiro deste ano; bem como na nova planta fabril, prevista para janeiro de 2021”, concluiu o empresário.
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Fonte: Victoria Nascimento