Planejamento Comercial: o que muda na relação entre indústria e varejo no pós-pandemia é tema de Live inédita

Live promovida pela Mind Shopper apresentará os caminhos mais assertivos para a execução do planejamento comercial de forma colaborativa entre indústria e varejo. O debate será entre Alessandra Lima e Carla Pligel

Com o objetivo de apresentar os caminhos mais assertivos para a execução do planejamento comercial de forma colaborativa entre indústria e varejo no pós-pandemia, a Mind Shopper vai realizar uma Live exclusiva e inédita, amanhã, quarta-feira, 29/07, às 19h00, no Instagram da Mind Shopper (@mindshopper).

No comando estará a sócia-diretora da Mind Shopper, Alessandra Lima e a gerente nacional de vendas do laboratório Cristália, Carla Pligel

O Joint Business Plan (JBP), ou simplesmente, Planejamento Comercial parece estar se disseminando no Brasil. Pois bem, o JBP é um plano de negócios conjunto. Uma ferramenta de gestão criada pela indústria e o varejo que para ambos caminhem juntos em busca de um resultado que seja positivo para todos (além dos dois, também o cliente final). Trata-se de um planejamento de médio e longo prazo com objetivos mais amplos do que um resultado pontual.

Assim, ele traça uma estratégia, avalia custos, prazos, riscos. É um processo que leva tempo e também requer tempo para que os resultados sejam alcançados.

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A origem do Join Business Plan ou Planejamento Comercial

A ideia do JBP nasceu nos Estados Unidos, na virada dos anos 80 para os 90 do século passado, na sequência de conceitos como o Gerenciamento por Categorias (GC) e o Efficient Consumer Response, a ECR (Resposta Eficiente ao Consumidor), que pregavam a colaboração entre indústria e varejo com o cliente no centro de tudo. 

A chave para o sucesso é o relacionamento e o papel das lideranças de ambos os lados é fundamental para ajudar a manter os focos e levar a discussão para além de pontos de vista simplistas sobre marcas e preços. 

Mas, como fica tudo isso no pós-pandemia? Com certeza o momento pede adaptações e debater o tema pode auxiliar varejo e indústria a otimizarem processos na busca de resultados mais efetivos. 

Se você quiser saber mais sobre o tema, além da Live, ele será apresentado no  Curso On-line: “Os Desafios do Trade Marketing no ‘Novo Normal’”.

O curso acontecerá em três dias – 4, 11 e 18 de agosto – e é promovido pelo Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma).

 

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Divulgação

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