A consciência do brasileiro está cada vez maior em relação a temas sustentáveis, que proporcionam um ambiente melhor para todos e prova disso é que a busca pela localização de postos que fazem o descarte correto de medicamentos. Este serviço, disponível no site da Roche, aumentou 190% em 2018 na comparação com o ano anterior.
Muito se fala sobre lixo eletrônico e até de rejeitos hospitalares. Porém, muito pouco é divulgado sobre descarte de medicamentos correto. Para ajudar a encontrar um local próximo a sua residência, a Roche, líder global em biotecnologia, em parceria com o portal eCycle, disponibiliza no site www.roche.com.br uma plataforma que mapeia, de acordo com o endereço fornecido (CEP), os pontos para descarte mais próximos ao usuário.
Vale ressaltar que jogar medicamentos vencidos ou sobras no lixo comum traz inúmeros prejuízos ao meio ambiente e à saúde. Isso porque essas substâncias contaminam a água e o solo, podendo afetar peixes e outros organismos vivos, além de pessoas que bebem dessa água e consomem ou se alimentam desses animais.
O procedimento também coloca em risco aqueles que entram em contato direto com o resíduo. O Brasil é o 6º maior mercado de medicamentos do mundo, segundo dados de 2017, da IQVIA. Por ano, estima-se que sejam produzidas mais de 10 mil toneladas desse tipo de resíduo, conforme dados da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).
Fonte: Guia da Farmácia
Foto: Shutterstock
Governo do Estado de SP estimula produção de medicamentos biológicos