Por que tomar a vacina contra a gripe é ainda mais importante durante a pandemia de Covid-19?

Além de aumentar a proteção dos mais vulneráveis contra o vírus da Influenza, a imunização também ajuda a aliviar a sobrecarga do sistema de saúde

Manter a vacina da gripe em dia durante a pandemia é essencial para a saúde.

O Ministério da Saúde (MS) promove em todo o Brasil a campanha anual de vacinação contra a gripe com a chegada das baixas temperaturas.

A imunização começou no dia 12 de abril e busca combater três subtipos do vírus também conhecido como influenza: H1N1, H3N2 e Influenza B.

Embora não proteja contra o coronavírus, se vacinar contra a gripe é mais importante ainda em tempos de pandemia.

Contudo, de acordo com a Organização Panamericana de Saúde (Opas), a Influenza ocorre durante todo o ano, mas é mais frequente no outono e no inverno.

Durante uma epidemia sazonal de gripe, entre 5% e 15% da população é infectada, resultando em aproximadamente 3 a 5 milhões de casos graves por ano e de 250 a 500 mil mortes no mundo, principalmente entre idosos e portadores de doenças crônicas.

O vírus da gripe é altamente contagioso, afetando principalmente pessoas idosas e com comorbidades.

A infecção dura aproximadamente uma semana, e pode levar a complicações como pneumonia grave e até mesmo a morte.

Sua ampla disseminação também pode sobrecarregar as unidades de saúde e hospitais.

Daí a importância de, anualmente, o máximo de pessoas possível se vacinar, com o objetivo, então de diminuir o número de contágio.

E, por consequência, de pessoas acometidas pela doença de forma mais grave ou até mesmo fatal.

Quais os benefícios da vacina contra a gripe durante a pandemia?

  1. Reduz as confusões com os sintomas de Covid-19
    Dificuldades respiratórias, dores no corpo, febre e pneumonia são alguns dos sintomas em comum entre a gripe e o coronavírus. Muita gente pode procurar o hospital achando estar com Covid-19 e ficar suscetível ao contágio deste vírus. Diminuir o contágio da Influenza ajuda os profissionais da saúde a focarem no combate à pandemia;
  2. Protege os vulneráveis
    Pessoas idosas ou com comorbidade são mais vulneráveis aos efeitos das duas doenças. Caso contraiam a gripe, podem ter o sistema imunológico prejudicado, favorecendo assim o surgimento de outras infecções, como a Covid-19. Assim, a imunização contra a Influenza acaba protegendo as pessoas com a saúde mais delicada;
  3. Reduz a superlotação dos hospitais
    A gripe pode levar a complicações como pneumonia grave, que necessita de internação e pode levar à morte.
    Reduzir seu contágio impede que mais pessoas precisem procurar as unidades de saúde, evitando assim a sobrecarga dos leitos hospitalares.

 

Fonte: G1

Foto: Shutterstock

Deixe um comentário