Pós-NRF: insights do Ibevar sobre o principal evento de varejo do mundo

Valorização dos dados e transformação das lojas físicas estiveram entre os temas do debate

O Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo (Ibevar) promoveu, hoje, em São Paulo, o evento Pós-NRF 360º Graus. O encontro teve a ideia de apresentar os principais insights do Retail’s Big Show – NRF 2019, considerado o maior evento de varejo do mundo e que foi realizado entre 13 e 15 de janeiro, em Nova Iorque. Acompanhe, a seguir, as tendências identificadas pela diretora executiva do Ibevar, Patrícia Cotti:

1. Experiência digital

Percebeu-se, durante o evento, que os paradigmas sobre a experiência do consumidor têm mudado ao longo dos últimos anos. Desde 2005, por exemplo, Patrícia relembra ser comum relacionar a loja física com experiência e o e-commerce com conveniência. Entretanto, com o passar dos anos, as lojas físicas, em muitos casos, têm servido apenas de ponto de entrega para o e-commerce e os esforços estão em melhorar a experiência digital. Mas ao passo que as lojas físicas se tornam pontos de distribuição, todo o trabalho de redução de estoque, defendido por aqui, cai por terra, dando lugar a novos conceitos.

2. Omnichannel

No evento Pós-NRF do Ibevar, Patrícia trouxe algumas reflexões sobre o omnichannel, conceito que defende a integração entre os mundos físico e virtual. Entretanto, a integração, no caso das empresas já existentes, pode ser tão traumática que, muitas vezes, conforme comenta a especialista, seria mais fácil criar uma terceira empresa, uma nova marca, considerando esse conceito.

3. Importância dos dados

O uso de dados é o futuro, segundo comentou Patrícia. Afinal, só com o conhecimento sobre o shopper, identificando suas preferências, é possível melhorar a experiência de compra e agregando valor real ao processo de venda. Além disso, o consumidor quer, hoje, saber a origem dos produtos que consome, procedência, ingredientes, e tudo isso está relacionado com uma boa análise de dados. A inteligência dos dados também já é valorizada nos negócios. Algumas lojas têm usado, inclusive, dados sobre os produtos mais procurados no e-commerce para colocá-los em evidência nas gôndolas das lojas físicas, praticamente em tempo real.

4. Valorização dos colaboradores

Valorizar somente os clientes não é o suficiente para se ter sucesso. Segundo Patrícia comentou no evento Pós-NRF, a valorização dos colaboradores das empresas também foi um tema bastante abordado durante o Retail’s Big Show. Especialistas defendem que só quando os funcionários se sentem reconhecidos o sucesso possível. Diversas empresas têm investido pela qualificação do time e para que estejam cada vez mais envolvidos com os negócios da empresa. Há, ainda, movimentos para valorizar as pessoas por trás da marca, e não apenas os produtos.

5. Market places

Patrícia comentou o sucesso e advento dos market places, que tem se consagrado por alguns modelos pelo mundo, marcado por grandes empresas. O do Alibaba (conhecido no Brasil por AliExpress) se apresenta como plataforma de dados para fazer negócios; a JD.com, plataforma chinesa, se destaca pela entrega rápida; e a Amazon, que se define como varejista, e tem os market places como espécies de correntes dentro da sua plataforma. Aqui no Brasil, conforme analisou a especialista do Ibevar, os market places ainda são muito vistos como forma de oferecer uma solução completa para o cliente, com um maior mix de produtos, e ainda se espera para ver qual o caminho esse segmento deve tomar por aqui.

6. Fortalecimento do mobile

Comprar pelo aplicativo dentro da loja física, e receber as compras em casa, em pouco tempo, já é realidade em alguns varejos pelo mundo. Muitas lojas, inclusive, já não aceitam mais o dinheiro como forma de pagamento.

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: divulgação NRF 2019

Conheça as 10 principais tendências de consumo globais em 2019

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Deixe um comentário