A jornada de compras do shopper que vai à farmácia buscar produtos para cuidados com bebê e crianças deve ser rápida, fluida e resolutiva. Por isso, é tão importante pensar em soluções que segmentem a categoria de acordo com a hierarquia de decisão de compras.
Assim, confira as dicas da fundadora e CEO da Connect Shopper, palestrante, mestre em comportamento do consumidor e especialista em varejo, Fátima Merlin; e mentoring empresarial, palestrante e consultora de empresas, Silvia Osso, para potencializar as vendas da categoria baby care na farmácia.
Exposição: é sempre importante colocar o cliente no centro das decisões e estruturar a solução considerando a jornada do cliente, ou seja, higiene; trocas de fraldas; cuidado com o banho; alimentação; fase de crescimento; fórmulas infantis; etc.
Atendimento: o atendimento é um diferencial do canal farma frente a outros setores do varejo. As farmácias têm informações relevantes sobre os produtos que incentivam e apoiam o cliente nos processos de compra e decisão.
Soluções completas: o mais importante para o consumidor é o layout atraente da farmácia com o agrupamento da categoria infantil e seus subgrupos em um único espaço.
Compras por impulso: se o shopper vem comprar fralda, também pode levar as pomadas contra assadura que devem estar perto, assim como os lenços umedecidos, entre outros.
Ações adicionais: muitas farmácias oferecem, como cortesia, a lista de Chás de Bebês, além de, às vezes, terem locais físicos para que eles aconteçam, desde que os convidados comprem os presentes na farmácia.
Sortimento básico de baby care na farmácia
Fraldas e complementos: todo tipo de fraldas, lenços umedecidos, pomadas para assaduras, entre outros.
Higiene e cuidados: sabonetes, xampus, talcos, colônias, etc.
Acessórios: mamadeiras; chupetas; bicos e acessórios como prendedor e porta-chupeta; copos; tesouras para cortar as unhas; talheres; pratos; escovas para higienizar mamadeiras; entre outros.
Alimentos: leites e derivados desde as papinhas até todos os tipos de leites, inclusive os para aqueles com problemas de lactose, vitaminados e outros.
Aparelhos: inalador, vaporizador, esterilizadores e outros destinados às crianças com problemas respiratórios, por exemplo.
Fonte: Guia da Farmácia
Foto Shutterstock
*Conteúdo exclusivo do Guia da Farmácia. Ao reproduzir, colocar a fonte e o link para o texto original.