Prati-Donaduzzi faz 25 anos e foca novos mercados

Destaca-se a criação de um portfólio de medicamentos com prescrição médica

A Prati-Donaduzzi, maior produtora de doses de medicamentos genéricos do Brasil*, acabou de completar 25 anos de história no último dia 03 de dezembro. Localizada em Toledo, oeste paranaense, a empresa teve seu início incentivado por programas do Governo Estadual e da Prefeitura de Toledo, em um barracão com poucos equipamentos e colaboradores.

Hoje, são mais de 4,3 mil empregos em uma ampla estrutura equipada com o que há de mais moderno para a produção de medicamentos. Em um sistema verticalizado, a indústria tem linhas de pesquisas e desenvolvimento de medicamentos, produção de embalagens até o transporte do produto destinado ao consumidor final.

A alta capacidade produtiva permite produzir aproximadamente 12 bilhões de doses terapêuticas ao ano, o que representa um potencial de tratamento para cerca de 25 milhões de pessoas diariamente. Resultados esses que fizeram com que a indústria conquistasse destaque e se tornasse a maior fornecedora de medicamentos genéricos para o Governo, com isso está presente em mais de 90% das 5510 cidades com Unidades Básicas de Saúde (UBS) no Brasil.

Novos negócios

Com investimento de cerca de 5% da receita líquida em inovação, a Prati-Donaduzzi trabalha em projetos que possibilitam a abertura de novos mercados. Entre as iniciativas, destaca-se o desenvolvimento de um portfólio com foco em medicamentos com prescrição médica. Como exemplo desses investimentos, a Prati-Donaduzzi aguarda para o primeiro semestre de 2019, o registro do produto Myalo® – um medicamento à base Canabidiol (CBD) e indicado para o controle de crises de epilepsia refratária, grau mais crítico da doença, cuja incidência é mais comum em crianças. A pesquisa iniciada em 2015 está agora na fase testes clínicos em pacientes e acontece em parceria com Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – USP/Ribeirão Preto.

Outro projeto que se destaca por ser pioneiro no mundo contempla o desenvolvimento do Canabidiol de origem sintética, que será produzido a partir de substâncias químicas estruturalmente mais simples e comercialmente disponíveis, atendendo aos requisitos de qualidade exigidos para um insumo farmacêutico ativo (IFA) tanto no Brasil (Anvisa), quanto no exterior (ICH).

No último ano, a empresa também ingressou no mercado de alimentos funcionais com o lançamento do Sensilatte – uma enzima para pessoas que possuem intolerância à lactose. Ainda em busca de novas oportunidades, a Prati-Donaduzzi conquistou em 2018 a certificação que permite exportar nutracêuticos para os Estados Unidos.

Para 2019, a Prati-Donaduzzi almeja crescer 15% o seu faturamento em relação a 2018, e dobrá-lo nos próximos cinco anos. Entre as ações previstas para 2019 está a ampliação do portfólio de produtos com a previsão de lançamento de aproximadamente 40 novas moléculas, sendo a maior parte na linha do sistema nervoso central.

Compliance e governança

A partir de um trabalho realizado pela consultoria Deloitte,  Prati-Donaduzzi também fortaleceu suas políticas de Governança no sentido de atender aos padrões de mercado globais os quais valorizam cada vez mais este tema. O ponto de partida foi uma reanálise do Código de Ética e dos processos internos da organização, além do levantamento de outros pontos importantes das diversas áreas da companhia sempre com o intuito de avaliar e mitigar riscos de não conformidade, fraudes, buscando sempre o aperfeiçoamento das operações, protegendo a reputação da empresa.

As Políticas reforçam a imagem da Prati-Donaduzzi enquanto empresa íntegra e confiável, que cumpre as exigências legais relativas às atividades que desenvolve, como também segue os altos padrões de qualidade e boas práticas internacionalmente reconhecidas.

Segundo o diretor financeiro da indústria, Marcelo Safadi Alvares, são inúmeras as vantagens desse fortalecimento. “Iniciamos esse trabalho visando trazer maior robustez à empresa. Assim, por meio de um comitê criado internamente, reforçaremos a política de governança corporativa nos diversos setores da companhia, e permitiremos que a empresa esteja alinhada com exigências habituais praticadas pelo mercado”, finaliza.

 *IQVIA MAT SETEMBRO/2018 PMB + NRC Doses Terapêuticas

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: divulgação Prati-Donaduzzi

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Deixe um comentário