A Prati-Donaduzzi, maior produtora de doses de medicamentos genéricos do Brasil*, acabou de completar 25 anos de história no último dia 03 de dezembro. Localizada em Toledo, oeste paranaense, a empresa teve seu início incentivado por programas do Governo Estadual e da Prefeitura de Toledo, em um barracão com poucos equipamentos e colaboradores.
Hoje, são mais de 4,3 mil empregos em uma ampla estrutura equipada com o que há de mais moderno para a produção de medicamentos. Em um sistema verticalizado, a indústria tem linhas de pesquisas e desenvolvimento de medicamentos, produção de embalagens até o transporte do produto destinado ao consumidor final.
A alta capacidade produtiva permite produzir aproximadamente 12 bilhões de doses terapêuticas ao ano, o que representa um potencial de tratamento para cerca de 25 milhões de pessoas diariamente. Resultados esses que fizeram com que a indústria conquistasse destaque e se tornasse a maior fornecedora de medicamentos genéricos para o Governo, com isso está presente em mais de 90% das 5510 cidades com Unidades Básicas de Saúde (UBS) no Brasil.
Novos negócios
Com investimento de cerca de 5% da receita líquida em inovação, a Prati-Donaduzzi trabalha em projetos que possibilitam a abertura de novos mercados. Entre as iniciativas, destaca-se o desenvolvimento de um portfólio com foco em medicamentos com prescrição médica. Como exemplo desses investimentos, a Prati-Donaduzzi aguarda para o primeiro semestre de 2019, o registro do produto Myalo® – um medicamento à base Canabidiol (CBD) e indicado para o controle de crises de epilepsia refratária, grau mais crítico da doença, cuja incidência é mais comum em crianças. A pesquisa iniciada em 2015 está agora na fase testes clínicos em pacientes e acontece em parceria com Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – USP/Ribeirão Preto.
Outro projeto que se destaca por ser pioneiro no mundo contempla o desenvolvimento do Canabidiol de origem sintética, que será produzido a partir de substâncias químicas estruturalmente mais simples e comercialmente disponíveis, atendendo aos requisitos de qualidade exigidos para um insumo farmacêutico ativo (IFA) tanto no Brasil (Anvisa), quanto no exterior (ICH).
No último ano, a empresa também ingressou no mercado de alimentos funcionais com o lançamento do Sensilatte – uma enzima para pessoas que possuem intolerância à lactose. Ainda em busca de novas oportunidades, a Prati-Donaduzzi conquistou em 2018 a certificação que permite exportar nutracêuticos para os Estados Unidos.
Para 2019, a Prati-Donaduzzi almeja crescer 15% o seu faturamento em relação a 2018, e dobrá-lo nos próximos cinco anos. Entre as ações previstas para 2019 está a ampliação do portfólio de produtos com a previsão de lançamento de aproximadamente 40 novas moléculas, sendo a maior parte na linha do sistema nervoso central.
Compliance e governança
A partir de um trabalho realizado pela consultoria Deloitte, Prati-Donaduzzi também fortaleceu suas políticas de Governança no sentido de atender aos padrões de mercado globais os quais valorizam cada vez mais este tema. O ponto de partida foi uma reanálise do Código de Ética e dos processos internos da organização, além do levantamento de outros pontos importantes das diversas áreas da companhia sempre com o intuito de avaliar e mitigar riscos de não conformidade, fraudes, buscando sempre o aperfeiçoamento das operações, protegendo a reputação da empresa.
As Políticas reforçam a imagem da Prati-Donaduzzi enquanto empresa íntegra e confiável, que cumpre as exigências legais relativas às atividades que desenvolve, como também segue os altos padrões de qualidade e boas práticas internacionalmente reconhecidas.
Segundo o diretor financeiro da indústria, Marcelo Safadi Alvares, são inúmeras as vantagens desse fortalecimento. “Iniciamos esse trabalho visando trazer maior robustez à empresa. Assim, por meio de um comitê criado internamente, reforçaremos a política de governança corporativa nos diversos setores da companhia, e permitiremos que a empresa esteja alinhada com exigências habituais praticadas pelo mercado”, finaliza.
*IQVIA MAT SETEMBRO/2018 PMB + NRC Doses Terapêuticas
Fonte: Guia da Farmácia
Foto: divulgação Prati-Donaduzzi